1
resposta

Porque tudo deve estar numa tabela fato? Mesmo perdendo em desempenho e aumentando o custo de storage?

Isto não está errado professor? Estou criando inúmeras ocorrências no banco de dados que irão aumentar o tamanho do mesmo, diminuir o desempenho para armazenar informações que não são confiáveis. O melhor não seria seguir o que recomenda a literatura e dividir cada fato em uma tabela tendo cada tabela a associação com as dimensões necessárias, e apenas as necessárias?

1 resposta

Oii Paulo, tudo bem?

Peço desculpas em demorar a retornar com a resposta.

O Data Warehouse e o Data Mart, não são modelados como banco de dados transacionais. Eles são banco de dados dimensionais, que no caso, são dados desnormalizados.

Num modelo transacional, tem que ter integridade dos dados, eles não podem se repetir. Já no modelo dimensional, eles podem. Na verdade, eles devem.

Os mesmos dados se repetem em vários lugares, porque nesse caso ele é desenhado para melhorar o desempenho das consultas, porque o Data Warehouse é feito para consulta, enquanto o operacional é feito para transação.

Espero que eu tenha te ajudado. Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software