Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Porque procuramos códigos menos "verbosos" ?

Essa dúvida me surgiu agora no curso, concordo que o código fica mais enxuto, porém a questão de ser mais verboso no meu ponto de vista deixa o código mais "auto-explicativo", afinal as coisas ficam mais legíveis. Ai surgiu essa minha dúvida, será que manter o código menos verboso é realmente um ganho para legibilidade do código ?

2 respostas

Acho que tem uma balança a ser considerada nessa questão. Por se tratar de javascript, o arquivo precisa ser baixado pelo cliente, logo, quanto menor, melhor para o cliente. Já para o programador, um código mais verboso, que deixa o arquivo maior, pode facilitar o entendimento.

Atualmente utilizo o método de programar de maneira extensa para facilitar a legibilidade e na hora de fazer um package para produção passo meus JS por um minifier para reduzir o tamanho. Assim temos o melhor dos dois mundos. PS: Não vi o curso, esse é apenas meu ponto de vista. Espero ter ajudado :D

solução!

Quem vai ditar isso é a linguagem que você esta usando e também como você enxerga as vantagens.

Se você escreve menos usando a sintaxe de linguagem sem imbróglio, qualquer um que conheça a linguagem entenderá seu código. O que você não pode é deixar de usar recursos poderosos com medo que "analfabetos" da linguagem não vão entendê-lo.

Mas se você não se sente à vontade com determinados recursos e técnicas, pode abrir mão deles para algo que seja mais confortável para você.

Quando programamos sozinho, é fácil resolver esse impasse. Você escolhe o que é melhor para você. Mas quando programamos em grupo, em uma equipe, um padrão deve ser definido para todos, mesmo que seja uma padrão que não nos agrade.

Sucesso e bom estudo meu aluno.

ps: escreva o código que for mais legível para você durante o curso, não há problema nenhum nisso. Enxugue-o até achar aceitável para você.