Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Porque Primeiro Quartil e Terceiro Quartil?

Eu entendi o conceito, mas o termo utilizado me incomoda. Me parece que temos 4 quartis: 1º, 2º, 3º e 4º. Bom, retiramos o 1º (0 ate 25%) e o 4º (75 até 100%). Ok, mas tanto na aula quanto nos exercícios dizemos que estamos apresentando o primeiro e o terceiro quartis, o que não faz muito sentido pra mim, alguém pode me explicar qual é a lógica da terminologia? Tem a ver com algum critério inclusivo/exclusivo de entrada de dados?

3 respostas
solução!

Oi Gabriel, tudo bom?

A ideia dos quartis é realmente dividir em 4 partes percentuais. Ou seja o primeiro quartil representa 25% dos dados, o terceiro 75% o quarto representa o espaço amostral completo. Segue imagem para exemplificar:

https://slideplayer.com.br/slide/9337338/28/images/16/QUARTIS+OS+QUARTIS+DIVIDEM+UM+CONJUNTO+DE+DADOS+EM+QUATRO+PARTES+IGUAIS+.+ASSIM%3A+0%25+25%25+50%25+75%25.jpg

Ou seja, a representação de 75 até 100% é a subtração do terceiro no quarto =)

Teoricamente, o primeiro quartil está contido no terceiro quartil. Os dados não repetidos desse conjunto representam 50% do espaço amostral.

Espero ter ajudado.

Abraço

Fala André!

Então a idéia é encarar os quartis como cumulativos? 1º quartil representa de 0 a 25, mas o terceiro representa de 0 a 75, e é por isso que dizemos que o que importa pra analise é o que está entre o primeiro e o terceiro quartil?

exatamente =)