Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Porque o intervalo de confiança parece, intuitivamente, errado?

Olá

Para o conjunto lizard visto em aula, vimos que o intervalo de confiança de 90% é de 8,39 até 9,39... Mas isso parece errado, sendo que existem 17 valores de 24 que na verdade estão fora desse intervalo de confiança!

lizard <- c(6.2, 6.6, 7.1, 7.4, 7.6, 7.9, 8, 8.3, ||| 8.4, 8.5, 8.6, 8.8, 8.8, 9.1, 9.2, ||| 9.4, 9.4, 9.7, 9.9, 10.2, 10.4, 10.8, 11.3, 11.9)

Alguém poderia me esclarecer qual a forma correta de encarar o intervalo de confiança? Parece que eu estou usando ele da forma errada.

1 resposta
solução!

Oi Gabriel, tudo bom?

A média com o intervalo de confiança não necessariamente abrange todos os dados de um espaço amostral. Isso tem mais a ver com o conceito de média do que com o de intervalo de confiança na verdade.

O intervalo de confiança, quando divido por 2 se torna a margem de erro (pra positivo e negativo) indicando como aqueles dados costumam variar. Ou seja, estamos atribuindo a todos os dados do espaço amostral a mesma variação, e isso também se reflete na média.

A média apenas representa o ponto onde os dados se concentram.

Segue imagem ilustrativa: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/df/Confidenceinterval.png/200px-Confidenceinterval.png

Aqui, a linha vermelha representa o intervalo de confiança como um todo e as barras são médias de um dado espaço amostral.

Não significa que todos os dados do espaço amostral podem ser deduzidos a partir desse grafico. Apenas sabemos a média (uma boa representação do espaço amostral) e a margem de erro de todos os dados.

Outro ponto, quando falamos de estatistica, não significa que conseguimos deduzir fielmente a todos os dados do espaço amostral um comportamento. O que a gente faz é calcular aproximações e tirar conclusões a partir disso.

Espero ter ajudado =)

Abraço