1
resposta

Porque no macOs não consigo acessar o INTERNAL-IP do minikube

Eu também não estaba conseguindo acessar o portal-noticiais usando o INTERNAL-IP do minikube ou localhost, porém, descobri a causa.

Quando realizei o start do minikube o fiz com o comando abaixo:

minikube start

Dessa forma o driver utilizado foi o Docker e não o virtualbox como indicado no vídeo do treinamento, dessa forma, para descobrir a URL correta de acesso ao serviço usei o comando abaixo:

minikube service svc-portal-noticias --url

E no meu caso a URL apresentada foi a http://127.0.0.1:52505, essa porta foi gerada pelo Docker pelo que pude perceber.

1 resposta

Olá Alexandre.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

No macOS, o minikube usa o virtualbox como driver padrão para criar uma máquina virtual onde o cluster do Kubernetes é executado. No entanto, se você iniciou o minikube usando o comando "minikube start" sem especificar o driver, ele usará o driver Docker por padrão.

Isso significa que, quando você executa o comando "minikube service svc-portal-noticias --url" para obter a URL de acesso ao serviço, o Docker está gerando uma porta aleatória para você.

Para tentar resolver esse problema, você pode tentar iniciar o minikube especificando o driver virtualbox. Você pode fazer isso usando o seguinte comando:

minikube start --driver=virtualbox

Dessa forma, o minikube usará o virtualbox como driver e você poderá acessar o INTERNAL-IP corretamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!