4
respostas

Porque não Utilizar uma API Online de algum EndPoint externo.

Foi mal ai. Mais uma vez uma pergunta relacionada as escolhas do projeto. No primeiro curso foi usado um Arquivo JAR. O mesmo apresentou vários problemas pra ser executado na minha máquina. Foi muito mais fácil usar o pacote "json server"- https://github.com/typicode/json-server no primeiro curso.

Porque não adotar esta solução ao invés do arquivo JAR?

4 respostas

Oi Thiago, o curso de React também possui uma API externa hospedada no Heroku. O Jar foi uma alternativa.

A questão do Jar é que temos alunos que até preferem essa abordagem, executar tudo na própria máquina sem precisar muito da internet.

Outro problema que o jar resolve é em relação a performance, você não depende da rede e também não vai estar sujeito a dados enviados por outras pessoas para o mesmo endpoint, no cadastro de autores por exemplo, teremos vários e vários posts de outros alunos e carregar isso externamente para o seu projeto, pode levar a pequenas surpresas como dados demais e um pouco de demora no carregamento.

É mais complicado ainda pra quem não tem uma conexão de internet muito boa.

Você não chegou a ver a URL da api externa?

To no mesmo barco que o OP. Estou a horas tentando subir o server local, sem sucesso. E na boa, não era nisso que eu queria estar perdendo tempo agora.

Além disso, toda essa resposta anterior não se aplica, o poster fala do json-server, que roda local e está bem mais alinhado com as tecnologias do curso.

mysql --version | user: root pass: ''

mysql Ver 8.0.11 for Win64 on x86_64 (MySQL Community Server - GPL)

spring error https://gist.github.com/arielwb/199c9e4942dcb6298f3e0032a85b68ba

Da pra ver que é um erro de conexão com o banco, porém o banco está instalado conforme as instruções e acessível pelo cmd.

Sim. O Jsonserver é uma boa solução. Mas foi interessante ter de procurar uma outra solução para o problema é isso faz parte do dia a dia do desenvolvedor. Buscar novas soluções. No meu caso tirei isso como positivo. Se virar faz parte. Outra solução inteligente é criar o json na mão. Colocar num repositório do Github e usar o gitraw pra gerar a API desse json do repositório.

Oi Gente, erro meu, o json server eu não conhecia. Não sabia que se tratava de um projeto que rolava localmente. Talvez o instrutor também não tivesse conhecimento do projeto ou mesmo não usou por algum outro motivo.

Sobre seu erro de banco de dados Ariel, talvez eu esteja errado também, mas vou chutar que é a versão do driver que é incompatível com a sua versão do MySQL. A versão do Driver é a 5.1.39 e o seu MySQL é a 8.0.11

De qualquer forma, vou repassar pra equipe avaliar isso e procurar soluções pra não termos mais esse tipo de problema.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software