Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Porque limitar as posições do ArrayList?

O que não me ficou claro é o porque eu escolheria limitar a quantidade de posições da minha ArrayList. Há algum impacto em performance? Qual a vantagem de limitar?

1 resposta
solução!

Olá Filipe! Tudo bem?

Como o instrutor utiliza no exemplo, em algumas situações pode ser interessante por um limite no tamanho do ArrayList.

No exemplo, o instrutor nos fala de um ArrayList para armazenar os nomes de cada um dos 26 estados brasileiros... numa situação como essa, realmente faz sentido limitar a quantidade de posições, tendo em vista que não vamos necessitar de mais posições futuramente. Inclusive isso nos previne de utilizar indevidamente o ArrayList.

Com respeito a performance, não temos nenhuma melhoria significativa por utilizar o ArrayList dessa forma... essa estrutura sempre irá listar os elementos na sequência que adicionamos. Claro, quanto maior o ArrayList mais tempo será necessário para o percorrer por inteiro, e se nosso ArrayList tem um tamanho limitado, sabemos que não haverá alteração no tempo que precisamos para percorrer ele por completo. Mas fora isso, não representa uma melhoria significativa.

A explicação foi clara? Se eu puder te ajudar em algo mais nese tópico, é só falar! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software