Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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resposta

Porque isso funcionou?

No desafio das obras de arte, principalmente na parte de evitar colisão com a palheta de cores acabei fazendo algo que nem eu entendi como funcionou, alguém poderia me ajudar a entender?

Código completo

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function cores(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(x <= 50 && y <= 50){

            corAtual = 'red';
        } else if((x <= 100) && (x > 50) && (y <= 50)){

            corAtual = 'green';
        } else if ((x <= 150) && (x > 100) && (y <= 50)){

            corAtual = 'blue';
        }
    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(x > 150 || y > 50) {
            if(desenha) {

                desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
            }
        }
    }

    function habilitaDesenhar(evento) {

        desenha = true;
    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;

    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = cores;


</script>

Essa parte

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(x > 150 || y > 50) {
            if(desenha) {

                desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
            }
        }
    }
1 resposta
solução!

Caraca, pensou fora da caixa, gostei... fez bem mais simples que eu kkkkkk

Se vc tem xSeu = 50 e ySeu=35 por exemplo.

Seu IF com 02 condições com OU, qualquer uma delas poderá retornar TRUE para seu OU.

entao 50(xSeu) > 150? False  
entao 35(ySeu) > 50? False

No OU, apenas 1 condição necessita ser True para poder executar teu if(desenha), mas como ambas deram False, ele já ignora tudo e vai embora.

Agora se vc tem xSeu = 180 e ySeu = 20 por exemplo.
Seu IF  com 02 condições com OU, qualquer uma delas poderá retornar TRUE para seu OU.
entao 180(xSeu) > 150? True  
entao 20(ySeu) > 50? False

No OU, apenas 1 condição necessita ser True para poder executar teu if(desenha), como o X deu True, então executará o if(desenha). Só que neste caso o X em 180, já está fora da área dos botões entao tá de boa.

Sempre lembre da sintaxe de um IF.

IF (condição){ 
            se a condição for True, o código aqui da 1º parte executa...
            }else{
                        se a condição for False, o código aqui da 2º parte excuta...
                        }

Como vc não criou o ELSE, assim que ele verificou que IF inicial deu Falso, ela já vaza do IF pq não achou um else para continuar a checagem.

Vc fez ainda de um jeito bem mais simples que eu kkkkkkkk.

function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {
        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(x>0 && x<=151 && y>0 && y<= 51){  <<----- eu mandei checar toda area por dentro, sua solução checou por fora, bem pratica
            desabilitaDesenhar();                    <---- se estiver dentro, manda o desenha ficar false para não poder desenhar e poder pegar a cor tranquilo
        }else if(desenha) {                                 <<----- como o desenha é falso, acaba pulando fora e não desenha
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }                                                                 <<------ como não tem o else, então pula fora e sai da função
    }

Espero que tenha conseguido ajudar.