1
resposta

Porque hj em dia fala-se: pessoa designer, pessoa desenvolvedora, pessoa analista ?

ao meu ver só aumenta o texto e ate mesmo a fala ao citar esses profissionais, entendo quando trata-se de PCD (pessoa com deficiencia) e quando perguntam pra gente o que a gente faz, trabalha com o que, etc; tem tendencias que indicam falar "estou desenvolvedor, estou analista", mas não vejo problema nenhum em falar que SOU analista e por sorte trabalho com analise de sistemas, mas se eu fosse caixa de supermercado por exemplo, continuaria falando que sou analista e atualmente trabalho como caixa de supermercado, mas tenho um diploma inclusive que valida minha fala em dizer que SOU analista rsrsrsrsrrs.

Inclusive assim que postei a pergunta vi que meu status na própria alura esta como: Analista Desenvolvedor pleno kkkkkkkk

1 resposta

Olá, Felipe. Como está?

Entendo sua reflexão sobre o uso de termos como "pessoa designer", "pessoa desenvolvedora" e "pessoa analista". Essa prática tem se tornado comum por algumas razões importantes, principalmente relacionadas à inclusão e diversidade.

1. Neutralidade de gênero: Usar termos como "pessoa designer" evita a suposição de gênero. Isso é especialmente importante em um mundo onde reconhecemos e respeitamos identidades de gênero variadas. Por exemplo, ao invés de dizer "o designer" ou "a designer", usamos "pessoa designer" para incluir todas as pessoas que atuam na área, independentemente de gênero.

2. Inclusão e respeito: Essa linguagem é uma forma de respeitar e incluir todas as pessoas, especialmente aquelas que não se identificam com os gêneros binários (masculino e feminino).

3. Foco na função: Ao usar "pessoa desenvolvedora" ou "pessoa analista", o foco é colocado na função que a pessoa exerce, e não em sua identidade de gênero. Isso ajuda a reforçar que as habilidades e competências são o que realmente importam.

Embora possa parecer que isso aumenta o texto e a fala, é uma mudança que visa criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas. É uma evolução na forma como nos comunicamos, refletindo um maior respeito e reconhecimento da diversidade humana.

Espero ter ajudado e qualquer pergunta ou dúvida estou aqui!

Até mais.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!