Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Porque falso e não verdadeiro

Na aula 5 o professor atribuiu o valor false nas duas variáveis, eu queria saber o porque não poderia ser true nas duas variáveis, já que no while ele usou "not" para inverter o valor da variável

 palavra_secreta= "banana"

    enforcou = False
    acertou = False

    #enquanto(true)
    while(not enforcou and not acertou):
        print("jogando...")

eu fiz uma alteração para ilustrar oque eu queria dizer!

 palavra_secreta= "banana"

    enforcou = true
    acertou = true

    #enquanto(true)
    while(enforcou and acertou):
        print("jogando...")

Bom dia!

4 respostas
solução!

Bom dia, Marcos! Como vai?

Foi usado o valor falso apenas por questões semânticas! Inicialmente o jogador não está enforcado e nem acertou a palavra, então o valor ideal para essas variáveis é justamente o que foi dado pelo instrutor!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Gabriel, com base na sua resposta, caso eu trocasse para True, nas duas variáveis, isso poderia ser considerado uma má prática?

Opa, Celso!

Não seria uma má prática, mas deixaria o seu código um pouco contra-intuitivo dificultando ligeiramente o entendimento. Para ilustrar isso que estou falando, leia o trecho do while nos dois códigos que vc colou aqui! Eles ficariam assim:

enquanto não enforcou e não acertou, jogue.

Já o segundo trecho:

enquanto enforcou e acertou, jogue.

Veja que o segundo trecho não faz sentido nenhum, afinal de contas só jogamos enquanto não acertamos e nem fomos enforcados.

Sendo assim, o aprendizado que fica é: sempre procure escrever código que sejam o mais semânticos e claros possíveis! E sempre se lembre dessa citação:

O programador escreve códigos que podem ser lidos pelas máquinas. O bom programador escreve códigos que podem ser lidos e entendidos por outras pessoas.

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Entendi, sim. Muito obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software