Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Porque é a forma mais eficiente?

Entendi a ideia de fazer uma subrede para cada cliente e servidor (ponto a ponto), mas pq é eficiente eu gasto 4 IP's?

O primeiro da rede, o segundo e terceiro dos roteadores do cliente e do servidor e o quarto do broadcast, então n seria mais proveitoso usar uma subrede com todos os clientes do provedor?

Ou esse IP só é usado para conectar minha casa até o provedor que vai me fornecer o IP publico?

1 resposta
solução!

Olá Rafael, tudo bem?

Esse é apenas um exemplo de uma implementação deste tipo, mas normalmente quando são disponibilizados IPs para clientes, são distribuídos vários IPs a partir do roteador do provedor de acesso, e eles são distribuídos em outras sub-redes em poucos IPs para atender uma demanda em uma rua, por exemplo. Este uso de 4 IPs para uma rede, com certeza não é um modo otimizado de utilizar IPs, que é um recurso caro para o provedor. Mas para fins didáticos foi um modo de ligar os provedores e ainda utilizar máscaras de redes menores que as padrões.

Neste caso, foi utilizada a menor quantidade de IPs para uma rede, mas no caso de ligar um roteador a outro, essa rede provavelmente teria mais IPs para justamente ligar a outros provedores e ainda manter uma margem de sobra para poder ligar a um outro possível provedor.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software