Fiquei na dúvida porque consigo executar um script sem permissão de execução chamando o mesmo através do comando bash, não faz sentido. Li rapidamente o man do bash mas não encontrei nada que me ajudasse.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Fiquei na dúvida porque consigo executar um script sem permissão de execução chamando o mesmo através do comando bash, não faz sentido. Li rapidamente o man do bash mas não encontrei nada que me ajudasse.
Provavelmente por que você executou o cmd bash como su, então basicamente é como se digitasse os cmds no prompt de cmd. Você pode fazer um teste usando um usuário sem permissão de execução no arquivo usando o cmd bash arquivo_script
Olá Diogo, tudo bem? Isso é possível sim, como por exemplo, se você criar um arquivo shell script com o conteúdo:
#!/bin/bash
echo "teste"Depois você salva esse arquivo. E no terminal executa usando o comando sh teste.sh, e o resultado será o nome "teste".
Espero ter ajudado!