1
resposta

Porque a empresa ás vezes faz a escolha errada de quem promover a líder?

No primeiro vídeo do curso "02 - Eu me conheço?", após a avaliação é nítido que, apesar de tecnicamente bom, este funcionário Senior quem sabe não é o mais adequado para ter sido promovido a Líder, mas agora já foi. Já vi em muitas empresas o mesmo erro acontecendo, a empresa achar, junto com o próprio funcionário, que ter incríveis habilidades técnicas é o que um líder precisa (meio que ser o funcionário mais antigo e melhor tecnicamente). Sendo que não, não tem nada a ver, ás vezes um funcionário que entrou um ano atrás ou até meses atrás é melhor para a função.

Me pergunto porque a Empresa não tem pessoas como os funcionários de RH para fazer um trabalho correto de descobrir quem possui as melhores habilidades para se tornar um líder melhor, antes de sair promovendo o mais antigo e/ou melhor tecnicamente e quem sabe estragar um bom profissional.

1 resposta

Cristopher, boa tarde.

Sou gestor de pessoas e lidero líderes, já tive a oportunidade de liderar mais de 20 lideres em minha carreira.

Primeiramente gostaria de lhe explicar o motivo de ser responsabilidade do gestor direto a contratação / promoção de lideres e não do RH ou da "Empresa". Quando contratamos qualquer profissional, seja ele um líder ou não, a responsabilidade do desempenho deste profissional é da liderança, já diz o ditado de um bom líder "quando o resultado entregue é positivo o reconhecimento é do time, mas quando o resultado entregue é negativo a responsabilidade é do líder", agora se o RH fosse responsável pela contratação e pelo desenvolvimento dos colaboradores, a responsabilidade seria do RH, veja bem que isso não é sustentável, visto que o RH não tem a competência para se responsabilizar por temas fora de RH. Claro que o papel de um RH estratégico é atuar em conjunto com a liderança, dando apoio, mas não como responsável e por isso a autonomia para contratação e desligamento deve ser do líder, assim como a responsabilidade.

Outro ponto importante é que, nenhum líder nasce pronto, não existe líder nato, qualquer líder em inicio de carreira precisa ser desenvolvido, seja ele um líder "técnico" ou não. É claro que tem pessoas que se desenvolvem mais rapidamente e outras encontram maiores desafios, mas isso ocorre em qualquer profissão. Mas a grande diferença é que um líder despreparado tem uma visibilidade maior, proporcional ao seu nível hierárquico, pois é observado por mais colaboradores e proporcionalmente maiores os "danos".

Portanto se um profissional é promovido para liderança, cabe ao líder de nível 2 desenvolver o líder de nível 1, se o líder de nível 2 não tem competência para desenvolve-lo o líder de nível 3 precisa atuar e assim sucessivamente. Por isso é importante que em alguma esfera haja uma liderança competente, experiente, que consiga assumir a responsabilidade de desenvolver a equipe e um RH atuante que apoie nestes desafios com as ferramentas necessárias.

Espero que eu tenha ajudado com sua dúvida.

Abçs,