1
resposta

Por que Wilcoxon se as amostras são independentes?

Essa questão foi levantada pelo colega Carlos mas não foi respondida, por isso persisto com a dúvida.

Segundo a documentação, o Ranksums usa o Teste de Wilcoxon por default, que é um teste que compara duas populações-amostras relacionadas, pareadas, usado quando um mesmo elemento é submetido a duas medidas. Esse não é o caso aqui, né? as pessoas que pediram sobremesa não tem nada a ver com as que não pediram. Qual seria a razão então para usar este teste e não o de Mann-Whitney?

1 resposta

Oi, Mariana, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

O teste de Wilcoxon para pares, onde se compara duas amostras relacionadas ou pareadas, onde cada observação em uma amostra está diretamente relacionada a uma observação na outra amostra, de fato não é um bom teste para o exemplo em questão.

Contudo, o ranksums da biblioteca SciPy, é uma função que realiza o teste de soma de postos de Wilcoxon, conhecido como teste de Mann-Whitney U, apropriado para comparar duas amostras independentes, não relacionadas ou pareadas a fim de determinar se elas foram retiradas de uma mesma população e testa a hipótese nula de que não há diferença significativa entre as distribuições das duas amostras.

Como o exemplo utilizado na aula considera dois conjuntos de pessoas, onde em um dos conjuntos as pessoas pediram sobremesa e no outro elas não pediram sobremesa, e a decisão de cada pessoa em pedir ou não sobremesa não afeta a decisão de outra pessoa, faz sentido utilizar esse teste, já que se trata de duas amostras de distribuições contínuas.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software