Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Por que utilizar o try e catch ?

Comecei a programar a pouco tempo então pode haver coisas que não tenho noção, mas se as exceções são formas de programa que não pódem ser lidas pelo java sem algo que as solucione, por que então utilizar o try e o catch ao invez de solucionar essas excessões de outra forma ? Como modificar a programação de maneira que não aja excessões.

2 respostas
solução!

Olá Caick, Como vai? Boa pergunta, eu também já me perguntei isto várias vezes. Mas o try catch realmente é importante, não só em java como outras linguagens, principalmente em projetos profissionais.

Darei exemplos práticos:

Imagine que seu programa espere uma váriável inteira, mas o usuário digita um número flutuante ou até texto? Neste caso seria importante lançar uma execessão para o programa não quebrar (não parar), e pedir para o usuário digitar novamente, informando uma mensagem de erro.

Um outro caso, que estou trabalhando com bot em Python, eu preciso acessar um site, pegar as tags html, as quais podem ou não existirem, pois são dinâmicas, então preciso de excessões para validar isto e meu programa não quebrar.

Ok?

Abraço!

Boa dica, não havia pensado nisso Charly, me ajudou também a esclarecer sobre Try / Catch.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software