Olá professor, estou com uma duvida na questão do RAW, você pode me explicar qual a vantagem de fazer um filtro com o câmera RAW numa imagem JPEG, sendo que posso fazer a mesma coisa com uma camada de ajuste? Muito obrigado!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá professor, estou com uma duvida na questão do RAW, você pode me explicar qual a vantagem de fazer um filtro com o câmera RAW numa imagem JPEG, sendo que posso fazer a mesma coisa com uma camada de ajuste? Muito obrigado!
Bom dia Roger, tudo bem ^^
Sua dúvida é extremamente pertinente, e é uma questão de detalhes.
Pense o seguinte, você é um fotógrafo e trabalha com as propriedades de temperatura, exposição, balanço de branco, intesidades de tons escuros e tons claros e assim por diante.
Com o camera RAW você tem de maneira visual, e editável todas essas propriedades que são comuns de configurar na camera no momento da foto, você em uma janela só consegue ajustar todos esses pontos de maneira individual e ver o resultado direto na foto, além de ajustar distorções geométricas ou aplicar filtros rápidos.
Enquanto caso você use camadas de ajuste você não tem esse controle de maneira tão intuitiva, rápida e profunda, sempre é direcionado para algumas propriedade específica como tons de branco ou colorização, apenas temperatura ou apenas contraste.
Pense que um é usado para criar composições nas fotos e com várias fotos, efeitos e destaques, pós-produção (camadas de ajuste)
Equanto o outro é feito para ajustes na foto tirada, a temperatura não ficou legal, a exposição ficou muito baixa, ou o balanço de branco não foi o esperado. (Trabalhar com RAW)
Espero ter conseguido elucidar um pouco ^^
Um arbaço e bons estudos