1
resposta

Por que usar câmera RAW?

Olá professor, estou com uma duvida na questão do RAW, você pode me explicar qual a vantagem de fazer um filtro com o câmera RAW numa imagem JPEG, sendo que posso fazer a mesma coisa com uma camada de ajuste? Muito obrigado!

1 resposta

Bom dia Roger, tudo bem ^^

Sua dúvida é extremamente pertinente, e é uma questão de detalhes.

Pense o seguinte, você é um fotógrafo e trabalha com as propriedades de temperatura, exposição, balanço de branco, intesidades de tons escuros e tons claros e assim por diante.

Com o camera RAW você tem de maneira visual, e editável todas essas propriedades que são comuns de configurar na camera no momento da foto, você em uma janela só consegue ajustar todos esses pontos de maneira individual e ver o resultado direto na foto, além de ajustar distorções geométricas ou aplicar filtros rápidos.

Enquanto caso você use camadas de ajuste você não tem esse controle de maneira tão intuitiva, rápida e profunda, sempre é direcionado para algumas propriedade específica como tons de branco ou colorização, apenas temperatura ou apenas contraste.

Pense que um é usado para criar composições nas fotos e com várias fotos, efeitos e destaques, pós-produção (camadas de ajuste)

Equanto o outro é feito para ajustes na foto tirada, a temperatura não ficou legal, a exposição ficou muito baixa, ou o balanço de branco não foi o esperado. (Trabalhar com RAW)

Espero ter conseguido elucidar um pouco ^^

Um arbaço e bons estudos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software