Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Por que uma variavel recebe false?

Olá, ainda nao entendi bem o pq declarar falso em uma variavel antes

Exemplo esse exercicio da aula: Na linha 19 o a var colidiu recebe false, se alguem puder me explicar a necessidade de fazer isso Obrigado.

//variáveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 15; let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 6; let velocidadeYBolinha = 6;

// variáveis da raquete let xRaquete = 5; let yRaquete = 150; let raqueteComprimento = 10; let raqueteAltura = 90;

let colidiu = false;

function setup() { createCanvas(600, 400); }

function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda(); mostraRaquete(); movimentaMinhaRaquete(); //verificaColisaoRaquete(); colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(); }

function mostraBolinha() { circle(xBolinha, yBolinha, diametro); }

function movimentaBolinha() { xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }

function verificaColisaoBorda() { if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) { velocidadeXBolinha *= -1; } if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) { velocidadeYBolinha *= -1; } }

function mostraRaquete() { rect(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura); }

function movimentaMinhaRaquete() { if (keyIsDown(UP_ARROW)) { yRaquete -= 10; } if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) { yRaquete += 10; } }

function verificaColisaoRaquete() { if ( xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete ) { velocidadeXBolinha *= -1; } }

function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca() { colidiu = collideRectCircle( xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio ); if (colidiu) { velocidadeXBolinha *= -1; } }

3 respostas
solução!

Olá Johnathan, a variável colidiu inicialmente recebe false porque no início do jogo a raquete não está colidindo com a bola e a partir da condição que estipulamos dentro da instrução if da function verificaColisao () é que atribuímos o valor true a variável colidiu e assim podemos marcar os pontos obtidos no jogo. Se começarmos o jogo com a variável colidiu recebendo true, não seria possível utilizar o ponto da colisão entre bola e raquete como critério para marcar os pontos do jogo. Espero ter ajudado, bons estudos!

Muito obrigado, entendi agora.

Por nada Johnathan, fico feliz em ter ajudado!