Olá, galera! Por que temos apenas o * dentro do COUNT? Posso utilizar algo diferente dentro dele?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, galera! Por que temos apenas o * dentro do COUNT? Posso utilizar algo diferente dentro dele?
Olá Gabriela, como vai?
A função count() vai retornar a quantidade do que você passar dentro dele.
Por exemplo, se você utilizar SELECT COUNT(*) FROM ENDERECO significa que vai retornar a quantidade total de registros na tabela ENDERECO. Você pode também retornar a quantidade de CEPs sem repetição na tabela ENDERECO, como SELECT COUNT(DISTINCT CEP) FROM ENDERECO
Bom dia! Olha eu pesquisei bastante a ainda não encontrei uma resposta muito clara, mas um pouco do que eu descobri foi que se for COUNT"(null)" ele zera o valor, logo, a operação precisa de um "(*)" para contar TODOS OS VALORES, assim como no "SELECT * FROM exemplo". Como é uma FUNÇÃO MATEMÁTICA eu acredito que precise dos "()" e do valor dentro do parentêse para poder executar a função. No curso de "Lógica de programação 1: JAVA e HTML" deixa essa informação dos parênteses bem clara.