Nos cursos de JS que assisti até agora sempre vejo a utilização do querySelector("#id"). Existe alguma justificativa para o seu uso no lugar de getElementeById("id"), já que a princípio eles retornam a mesma coisa? Desde já agradeço.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Nos cursos de JS que assisti até agora sempre vejo a utilização do querySelector("#id"). Existe alguma justificativa para o seu uso no lugar de getElementeById("id"), já que a princípio eles retornam a mesma coisa? Desde já agradeço.
Boa tarde, Joseline
O querySelector vai retorno o primeiro elemento que ele encontrar levando em consideração o seletor CSS que você passou. No seu caso você está procurando o seletor de id "#" com o nome id. O legal do querySelector que você possui diversas possibilidades, por exemplo, você poderia procurar um seletor CSS de classe(".") com o nome menu: querySelector(".menu").
Já o getElementById("id") você exclusivamente está procurando por um ID, não tem a possibilidade de procurar por uma classe ou tagName, para isso você teria que usar getElementByClassName... por exemplo.
Boa tarde, Joseline! Como vai?
O querySelector() é mais flexível dado que aceita uma diversidade maior de seletores e não apenas o de ID como é o caso do getElementById(). Então, por isso, normalmente se dá preferência a ele.
Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!
Grande abraço e bons estudos, minha aluna!
Também estava com a mesma dúvida... excelente resposta!
Obrigada Gabriel (ao quadrado), entendi a ideia. Só pensei que usando "getElementById" eu teria um universo de busca reduzido, ou seja, em vez de buscar no DOM inteiro (como o querySelector faz) eu buscaria somente nos elementos com Id, aumentando a eficiência do processo. Obrigada.
Por nada, Joseline! Sempre que tiver qualquer dúvida é só mandar aqui no fórum da Alura!
Grande abraço e bons estudos, minha aluna!