1
resposta

Por que Python é tão importante?

Eu juro que to tentando aprender Python, mas é tanta complicação pra fazer o básico do excell, que n entendo pra que isso.

1 resposta

Olá André, tudo bem? Espero que sim!

Através do Python você consegue automatizar tarefas que o Excel não permitiria, como aplicar modelos de Machine Learning, analisar dados semi estruturados e não estruturados, como documentos XML, JSON, documentos de texto, páginas da web, imagens, dentre muitas outras.

Como o Python é uma linguagem de programação, ela te dá muita flexibilidade, você consegue aplicar seu conhecimento em vários contextos. A linguagem é open source, o que permite a você utilizar inúmeras bibliotecas criadas por outras pessoas que facilitam o seu trabalho.

Já o Excel é um programa feito exclusivamente para dados estruturados (em formato de tabela) e tem um escopo mais fechado, ficando muito limitado às ferramentas que esse programa possui, as planilhas têm limite de número de linhas, o que não permite a análise de dados no contexto do Big Data. O Excel tem a linguagem VBA para ampliar a capacidade de utilização do Excel, mas é uma linguagem mais complicada e não é open source.

Eu entendo que o Excel tem uma interface que facilita os trabalhos mais simples em questão de facilidade de execução, mas depois de ver o que o Python consegue fazer, vai ficar mais claro as vantagens que ele possui em relação ao Excel.

Estou à disposição. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software