Eu juro que to tentando aprender Python, mas é tanta complicação pra fazer o básico do excell, que n entendo pra que isso.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu juro que to tentando aprender Python, mas é tanta complicação pra fazer o básico do excell, que n entendo pra que isso.
Olá André, tudo bem? Espero que sim!
Através do Python você consegue automatizar tarefas que o Excel não permitiria, como aplicar modelos de Machine Learning, analisar dados semi estruturados e não estruturados, como documentos XML, JSON, documentos de texto, páginas da web, imagens, dentre muitas outras.
Como o Python é uma linguagem de programação, ela te dá muita flexibilidade, você consegue aplicar seu conhecimento em vários contextos. A linguagem é open source, o que permite a você utilizar inúmeras bibliotecas criadas por outras pessoas que facilitam o seu trabalho.
Já o Excel é um programa feito exclusivamente para dados estruturados (em formato de tabela) e tem um escopo mais fechado, ficando muito limitado às ferramentas que esse programa possui, as planilhas têm limite de número de linhas, o que não permite a análise de dados no contexto do Big Data. O Excel tem a linguagem VBA para ampliar a capacidade de utilização do Excel, mas é uma linguagem mais complicada e não é open source.
Eu entendo que o Excel tem uma interface que facilita os trabalhos mais simples em questão de facilidade de execução, mas depois de ver o que o Python consegue fazer, vai ficar mais claro as vantagens que ele possui em relação ao Excel.
Estou à disposição. Bons estudos!