Seria uma particularidade do onmousemove e onmousedown/up precisar colocar uma variável true/false? Não existe uma possibilidade de só colocar if onmousedoup como condição?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Seria uma particularidade do onmousemove e onmousedown/up precisar colocar uma variável true/false? Não existe uma possibilidade de só colocar if onmousedoup como condição?
Oi Tainã, tudo bem?
Os eventos de mouse, como onmousedown, onmouseup, como o próprio nome já diz, são eventos. Ou seja, vão realizar alguma função quando forem acionados. Por exemplo, o onmousedown, vai realizar uma função quando o clique do mouse estiver pressionado, enquanto o onmouseup vai executar uma função quando liberarmos o clique do mouse.
Não entendi muito bem sua dúvida em relação a variáveis true/false. Quando um evento é acionado, uma função é dispada. Veja o exemplo a seguir:
tela.onmousedown = function() {
console.log('Clique do mouse');
}Veja que atribuímos uma função para o evento de mouse. E quando esse evento for disparado, a função será chamada e será printado na tela "Clique do mouse". Não precisamos utilizar if para verificar se um evento foi chamado ou não, é só atribuir o evento numa função, e essa função será executada quando o evento for realizado!
Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida estou à disposição, bons estudos!
Na solução sugerida, utilizam uma variável false para poder determinar quando os eventos serão realizados. Mas isso não foi necessário no exercício anterior e eu não entendi bem por que foi agora. Eu consegui fazer desenhar quando arrasta mas estou tentando entender como colocar a condição de apenas com o botão apertado.
Então Tainã, a variável foi criada para determinar se o usuário pode ou não desenhar na tela. Caso o botão esteja pressionado (onmousedown), ele poderá desenhar, logo, criamos uma variável desenha e colocamos seu valor como true. Caso o botão não esteja pressionado (que é o evento onmouseup), ele não poderá desenhar, portanto setamos a variável desenha para false.
Se a variável desenha for true, ele pode desenhar normalmente quando o mouse é movimentado, nessa função aqui ele determina isso:
if(desenha) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}Portanto, os eventos são só uma forma de determinamos se o usuário pode ou não desenhar na tela. Deu pra entender?
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos =)
Na verdade, não entendi. Porque no exercício anterior, de mudar a cor, não foi preciso colocar nenhum evento como true nem false para que realizasse a ação, só mesmo associar o evento a uma função. E agora, nesse caso, eu não entendi porque não posso colocar:
function desenhaCirculo(evento) {
if(evento.onmousedown){
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
}
else { evento.onmouseup = null;
}
}tela.onmousemove = desenhaCirculo;
Oi Tainã, obrigada por mandar o código, agora consigo visualizar melhor e entender o seu problema!
Então, o que acontece é o seguinte: você está atribuindo a função desenhaCirculo para o evento onmousemove. Portanto, o evento é exatamente esse: onmousemove. Agora dentro da função desenhaCirculo você está tentando chamar outros eventos a partir da variável evento, mas essa variável evento é reservada apenas para o evento onmousemove (com informações sobre esse evento), já que você chama a função desenhaCirculo por esse evento, por isso que não está funcionando, deu pra entender agora?
A melhor prática para esse exercício é a solução do professor, que baseado no estado de uma variável (a variável desenha no caso, que pode ser true/false), o usuário pode desenhar ou não.
Espero ter ajudado, abraços =)
Mil desculpas insistir, mesmo! Estou com bastante dificuldade nessa questão. Porque quando executamos o comando evento.shifKey no exercício anterior, não houve esse problema. Seria uma particularidade do onmousemove? No outro código estava:
function marcaTela(evento) {
if(evento.shiftKey){
raio = raio + 10
}
pincel.fillStyle = cor[cor1];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x,y,raio,0,2*3.14);
pincel.fill();
}
tela.onclick = marcaTela;
Tainã, não precisa pedir desculpas não! Estamos aqui justamente para ajudar, vamos lá!
O shiftKey na verdade não é um evento, e sim uma propriedade do evento, no caso do código que você acabou de enviar, o evento é o tela.onclick.
Então vamos lá: você chama a função marcaTela quando há o clique do mouse. Correto? E nessa função recebemos como parâmetro a variável 'evento', que vai obter informações do evento onclick, já que você chamou a função através desse evento.
Portanto, quando damos evento.shiftKey, estamos acessando uma propriedade desse evento, no caso, queremos saber se a tecla shiftKey está pressionada ou não (essa propriedade retorna verdadeiro ou falso)! Mas shiftKey não é um evento em si, que nem onmouseup, onmousedown, e assim por diante, por isso que você não consegue usar evento.onmousedown, ficou mais claro agora?
Não hesite em perguntar caso ainda haja dúvidas, eu quero resolver o seu problema =) Conte comigo, abraços!
agora entendi!!!
eu estava achando que shiftKey e o onmousedonw fossem equivalentes! e aí pra mim não fazia sentido que um funcionasse e outro não
mas agora entendi que o onmousedown é mais equivalente ao onclick, mesmo faz todo sentido
muito obrigada!! <3