Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Por que php?

Minha dúvida é por que usar php invés de uma outra linguagem de programação? (tipo: python, java, c e etç...)

2 respostas

PHP é uma linguagem voltada para a WEB, ponto.

O diferencial dela entre as outras linguagens server-side é que você não precisa ter de escrever tanta estrutura de código como as outras, você não perde tempo em ter de seguir a estrutura da linguagem, pois ela é muito simples como o Python.

Agora linguagens como o Java (Servlets e afins) e C# (ASP.NET), você tem uma enorme estrutura de código a seguir. Só para mostrar uma única página, você vai ter de criar o projeto, as classes, os filtros, os servlets (java) e a página JSP (java).

No PHP é apenas no .php, você não se prende a estrutura, é muito fácil de se criar e exibir.

Lembrando que não estou falando mal de nenhuma linguagem, mas apenas o seu diferencial.

No caso do Python para a WEB, existem frameworks como o Django e o Flask, mas ainda as empresas não adotaram ela muito bem, por isso a quantidade de vagas é baixa no Brasil.

solução!

Olá, Breno.

Eu poderia citar centenas de pontos teóricos mostrando as vantagens da linguagem, mas na prática a resposta é: Porque tem emprego!

hahahaha

A gente tem que ser realista e entender que a menos que nós criemos nossa empresa e todo nosso código do 0, nós vamos nos deparar com projetos já existentes, e PHP está em 79% da web (dados de maio de 2019).

Uma linguagem tão adotada no cenário mundial não vai te deixar na mão desempregado tão cedo. Esse pra mim é o principal ponto.

Tudo que você faz com Java, C#, Python, Ruby, etc você também faz com PHP e vice-versa. Ficar discutindo detalhes de sintaxe de cada uma e features que umas têm e outras não não levaria a lugar algum. O ponto é:

PHP funciona e muita gente usa. O mercado pede muito por desenvolvedores PHP.

Agora se você for começar um projeto do 0, pouco importa se vai ser Java, PHP, C#, etc. Dominando a linguagem, você vai conseguir avançar com todas elas.

PS.: Só não vai criar um projeto Web em R, List, por exemplo. Existem linguagens com propósitos específicos. Estou falando apenas das linguagens que trabalham bem na web.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software