Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Por que o virtualenv não está sendo reconhecido pelo meu computador?

Instalei o virtualenv pelo prompt seguindo os passos. Reiniciei o sistema e mesmo assim ele continua sem reconhecer

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Opa, meu amigo, tudo bom? Vou tentar te ajudar a solucionar esse problema.

Se o pip diz que o virtualenv está instalado, mas o sistema não reconhece o comando para verificar a versão, pode ser que haja uma discrepância entre o caminho do Python e do virtualenv.exe dentro da máquina. Mas antes de qualquer atitude mais drástica como reinstalar o python, a solução pode ser muito mais simples.

Você pode simplesmente criar um ambiente virtual utilizando o módulo venv:

Acessa a pasta que você queira que o ambiente virtual rode através do prompt de comando

C:\Users\T.i>cd desktop

C:\Users\T.i\Desktop > cd {pasta_que_você_criou_no_Desktop}

Aqui ao invés de criar o ambiente virtual com o comando virtualenv, (o que resultaria em um erro) , você deve usar o comando py -3 -m venv

C:\Users\T. i\Desktop\pasta_que_você_criou_no_Desktop>py -3 -m {nome_do_ambiente_virtual_que_você_criará}

Se isso não funcionar, então nesse caso, é imprescindível que você adicione o diretório Scripts ao PATH, usando o comando:

setx PATH "%PATH%;C:\Python312\Scripts"

Se ainda assim o erro persisitir você pode reinstalar o virtualenv com pip install --upgrade virtualenv

E na última das hipóteses, reinstalar o python e se certificar de adcionar os scripts ao PATH. Mas eu acredito que isso não será necessário

`

solução!

Olá tudo ótimo, espero que esteja bem também. Consegui resolver o problema seguindo os passos deste artigo https://programwithus.com/learn/python/pip-virtualenv-windows

Mas agradeço pela atenção, tudo de bom Lucas!!!

Fico feliz que você conseguiu resolver o problema