Por que nós temos que usar a tag "h1" se a gente pode simplesmente colocar a tag "p" e ir mudando o tipo de fonte, tamanho, cor, etc. pelo CSS?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Por que nós temos que usar a tag "h1" se a gente pode simplesmente colocar a tag "p" e ir mudando o tipo de fonte, tamanho, cor, etc. pelo CSS?
Por mais que visualmente seja possível fazer a estilização de um título no CSS, é uma boa prática manter a semântica do código, ou seja, como o HTML serve para marcar a estrutura de um site, nada mais justo utilizar a tag específica para cada parte da estrutura. Nesse caso, como a tag h1 marca o início de um título, o navegador consegue ler o conteúdo e dar a ele a importância devida graças à essa marcação.
Se um tópico importante (um título, por exemplo) for colocado em um parágrafo, o leitor do navegador não dará a devida importância e isso acabará fazendo diferença, por exemplo, no ranqueamento das páginas que o Google faz quando mostra os resultados de uma busca (se você procurar por SEO - Search Engine Optimization, vai ter um bom exemplo do quanto é importante essa boa prática).