Fala, Galera! Tudo bem?
Dúvida de um super iniciante aqui! Existe algum motivo especial para não utilizar "b" e "i" no lugar de "strong" e "em"?
Obrigado.
Fala, Galera! Tudo bem?
Dúvida de um super iniciante aqui! Existe algum motivo especial para não utilizar "b" e "i" no lugar de "strong" e "em"?
Obrigado.
Oie Antonio, tudo bom?
Utilizamos 'strong' e 'em' pois elas são mais semânticas que 'b' e 'i'.
Strong traz uma ideia de texto importante, não apenas negrito. Enquanto 'b' só torna um texto em negrito, mas não passa essa informação de que ele é importante, compreende? Isso para SEO (otimização para motores de busca, como o google), é bem importante! Precisamos utilizar tags mais semânticas, que possuem mais sentido, do que tags consideradas genéricas (como 'b' e 'i').
A mesma coisa acontece com o 'em', dá uma ideia de texto que possui ênfase, é bem mais semântico que a tag 'i', onde torna o texto apenas itálico.
Espero que tenha entendido, abraços e bons estudos =)
Olá, Antonio, tudo bem?
Muito interessante sua dúvida. Apesar de serem visualmente iguais, semanticamente elas possuem um peso diferente.
Por exemplo, quando utilizamos strong estamos dando um significado para aquela parte especifica do texto, ou seja, estamos dizendo que ela deve ser lida com mais força, intensidade, urgência. Já quando utilizamos o b, estamos apenas marcando o texto em negrito para fins estéticos.
Quando pessoas com deficiência utilizarem uma ferramenta para acessar o nosso site, o texto marcado com strong terá uma alteração na voz, marcando a intensidade do texto, enquanto com o uso do b isso não ocorrerá. Além disso, utilizar corretamente as tags HTML nos ajuda a construir um código mais legível não apenas para humanos como também para as máquinas, por exemplo, o robô do Google faz a leitura de seu site, reconhece o padrão e isso irá contar pontos no rankeamento nas buscas feitas por estes buscadores.
Espero ter te ajudado e bons estudos!
Gente, muito obrigado pelas respostas! Eu pensei que poderia marcar mais de uma como solução, mas gostaria de dizer que ambas foram super informativas para mim e que fiquei muito satisfeito com a velocidade precisão que foi apresentada aqui.
Guilherme! Que bom te rever, meu caro! Bom que tais estudando. Eu acho que um exemplo seria mais ou menos assim:
<p>
nome: <em><strong>Guilherme</strong></em>
<p>
<p>
nome na banda: <em><b>faz a janta</b></em>
</p>
<p>
baixista favorito: <em><b>Max <i>Cenourão</i></b></em>
</p>
<p>
amigo de orkut em comum: <em><i><b>Cleiton</b></i></em>
</p>