8
respostas

Por que não tem exercícios concretos e só ctrl c , ctrl v?

Faço das palavras do amigo que abriu um tópico abaixo as minhas:

"Didática muito boa, torna o conteúdo claro, o problema é que as atividades não passam de um passo a passo dos videos, os 2 últimos cursos de java apenas olhei os videos para ver se complementava conhecimento que já tinha sobre java, como já realizava a escrita do código junto ao professor a atividade se tornavam inúteis, abria só para completar o curso e receber o certificado. Mas agora que estamos em herança e polimorfismo atividades que são apenas tutoriais e não levam a nenhum desafio, fazem acreditar que estou apenas dando ctrl+c, ctrl+v... Para melhorar estou buscando atividades na web, mas com o porte da Alura isso é algo que não devia ser necessário!"

Os exercícios de múltipla escolha escolha deveriam ser apenas um complemento da aula e não ser um "exercício" em si. Terminando esse curso praticamente não se coloca a prova o aprendizado, apenas copiar o que foi passado em aula e isso não estimula muito a pratica. Também não desafia o aluno a resolver questões por si mesmo. Sito a falta de exercícios para fazer e praticar o que foi dito em aula, pra ver realmente se estou aprendendo algo. Acredito que deveria existir alguns mini exercícios para colocar a mão na massa de verdade e não esse mão na massa ctrlc ctrlv. Vamos entrar em Java 4 ao termino desse curso e praticamente não fizemos nada por nós mesmo além do que o instrutor fez, fico a mercê de procurar na internet, livros por fora do curso pra poder praticar algo. Sinceramente acho que isso não deveria acontecer pra um curso desse porte.

8 respostas

Paulo, tudo bom?

Particularmente gosto dos cursos da Alura, a maioria dos que fiz tem certo grau de profundidade e foram bons guias nos estudos. Nunca acho que um curso vai me dar as respostas e me colocar grandes desafios, quando vc é sênior ter um desafio fica cada dia mais difícil, e sempre procuro material extra também. Minha tática é ler livros para me aprofundar mais nos temas que me interessam.

Em geral os cursos aqui são introdutórios e dão, em geral, uma base para que você consiga se virar. Os cursos que se colocam como mais avançados também tem seu grau de complexidade conforme o tema. E sim, tem cursos muito ruins e desatualizados. Nada de se admirar com mais de 1000 cursos disponíveis.

Enfim, sempre tento ponderar e entender qual a proposta. Respeito a opinião de vocês, e acho que devem cobrar mesmo. Só colocando alguns centavos na discussão.

Paulo, para dar mais uma reforçada, tente fazer exercícios do https://www.hackerrank.com/domains/java Ai já dá para fixar mais o conteúdo!

Tb estou na formação Java e tive a mesma decepção. Obrigado Felipe por compartilhar esse site ae pra gente exercitar.

Olha, vou te falar uma coisa, e espero q ajude vc e aos outros q aqui comentaram

Eu cheguei a fazer curso do ita de orientação a objetos, do algaworks de spring boot.

Além do q eu fiz na curso da faculdade.

Vc aprende realmente a programar, quando começa a enxergar os problemas de uma aplicação. Por isso falo, não adianta somente ver os vídeos e esperar implementações para vc aprender, o ideial é você assistir, tentar pegar o conceito. Porém ele não vem de a hora pra outra.

É tempo para começar a se desenvolver a aprender. Programar é igual aprender a tocar instrumento música, são anos treinando, anos tocando com o instrumento desafinado. Até vc conseguir ir aperfeiçoando. Depois quando olha para trás vê q passaram meses e vc não andou quase nada, que passou anos e não andou nada ainda.

Então estude, treine, daqui uns meses vc vai olhar para o código desse vídeo, vai olhar para ele e falar, agora eu entendi o q ele quis dizer.

Só para demostrar. Eu fiz o curso do ita a mais de 1,5 anos, e só agora entendo o q é polimorfismo, quando usar, quando não usar, o q é composição, o que é orientação a objetos.

E lá teve testes práticos. Não adianta nada vc fazer os testes práticos e não entender o q tá fazendo e pq. Por isso é importante você entender, procurar no YouTube, Google outras explicações.

Obrigado por passar a sua experiência. Mas mesmo assim. Vc citou a Algaworks. O curso de lógica em java da Algaworks é mto bom. Mto mesmo. Vc faz exercicios depois de cada aula e ainda existe desafios q são exercicios mais complexos. Mas para no Curso de lógica mesmo. Pq os outros Cursos tb tem poucos exercicios. Nós como estudantes e sem experiência do trabalho q te faz fixar o conteúdo sob demanda, só temos os exercicios para fixar o conteúdo. E os principais cursos estão pecando na falta deles. Digo isso pq tenho procurado mto sobre isso. Mas a caminhada é longa e vamos seguindo mesmo com esses obstaculos.

se eu te falar que eu sinto falta de treinar lógica também. Esses tempos estava conversando com um dev mais experiente que eu, e ele me disse a mesma coisa.

pra mim a melhor experência foi quando eu tive que fazer manipulação de imagem, cara é uma coisa muito louca, tem situação que você precisa fazer uns 4 for aninhado, um monte de condicional... negócio perfeito para ficar confuso.

começa com o seguinte, pega no java e da uma pesquisada como faz para carregar uma imagem na memória para manipulação, e depois salvar. No curso do IO você pega a noção é a mesma.

depois que vc carregar a imagem, vc troca as cores, deixa cinza, inverte as cores... até ai de boa, porém na hora que você for querer equalizar a imagem, precisa aprender a fazer o histograma... to até agora tentando entender como que o meu prof fez isso, e isso já foi a mais de 1 ano.

mas voltando, no da alura mesmo, tem os cursos mais avançados, eles ensinam melhor a organizar, ver os principais problemas e tem alguns exercicios para fazer.. mas a dica é, vá com calma, pegue o básico, aprenda a debugar, ler o stack trace, até mais

Vlw cara obrigado. Eu tenho investido bastante. Minha faculdade é mto ruim kkkkk Não aprendi nada por lá. To terminando já. E não aprendi. Por isso to investindo. No momento estou fazendo o Curso Full Stack Angular Spring da Algaworks, fiz curso de lógica em Java e banco de dados Mysql com eles tb. Mas tenho sentido mta dificuldade pra criar as Apis tanto Rest qnto em MVC. Paguei a Alura pra poder me aprofundar em Java e exercitar, mas vi q não rola mtos exercicios. Mas vou continuar fazendo a formação Java. To apanhando, mas não desisto da briga kkkkkkkk Abração e obrigado pelas dicas.

Entendo a sua frustração. Querer todo o conhecimento do mundo, porém leva um determinado tempo para isso.

Creio que o primeiro passo é adotar uma estratégia de aprendizado e hoje é fácil se perder, com a imensidão de conteudo que existe

Se quiser uma dica, tem um canal no youtube do Filipe Deschamps, ele é um dev já consolidado no mercado e fala sobre diversos temas. Deles ele fala em um video sobre A História de Ana. Foi uma historia que me tocou bem na hora que eu precisava, assim como ti, superar as frustrações da programação.

E se você esta estudando bastante, sabia q vc esta seguindo o caminho certo, porque programar é igual a ler 10 livros e um dia e não saber de nada, mas dos 10 livros que leu, pode ter certeza que algo te ajuda.

Bom amigo, espero ter te ajudado, espero nos encontrarmos mais para a frente, até mais e bom aprendizado