Fala, Anderson! Tudo bem contigo?
Desculpe a demora em dar um retorno
O que acontece nessa lógica acaba "não sendo" uma soma ou subtração o foco e sim achar um ponto exato conforme as comparações entre cada operador lógico &&
's.
Dentro desse if
existe as seguintes comparações:
if(xBolinha - raio < xRaquete1 + larguraRaquete
//xBolinha menos o raio é menor que xRaquete1 mais larguraRaquete?
&& yBolinha - raio < yRaquete1 + alturaRaquete
//yBolinha menos raio é menor que yRaquete1 mais alturaRaquete?
&& yBolinha + raio > yRaquete1){
//yBolinha mais raio é maior que yRaquete1?
//Caso todas essas afirmações acima sejam verdadeiras...
velocidadeBolinhaX *= -1
//...multiplique velocidadeBolinhaX vezes menos 1 para que a bolinha volte
}
O cálculo existe sim!!! Porém é só para saber se colidiu ou não com a raquete!
Espero ter contribuído, Anderson!
Um abraço e bons estudos