Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Por que na fórmula U=R*i, o i tem o valor de 20mA?

O arduino, pelo que entendi aqui, fornece uma corrente de 40mA. Não deveria o i ser substituído por 0,040 ao invés de 0,020 e desta forma queimar o LED já que não tem resistor ou não acendê-lo já que não tem ddp?

6 respostas

Oi Allan,

não sou o super especialista, mas eu entendo que devemos colocar o Corrente de operação da LED que é 20mA.

Abs

solução!

Olá Allan, Vamos lá. Os 20mA saíram da recomendação do fabricante para a corrente direta. Para achar este valor você pode consultar o datasheet da peça( por exemplo, https://www.sparkfun.com/datasheets/Components/LED/COM-09590-YSL-R531R3D-D2.pdf, tem 20mA de corrente - forward current ). Além disso o LED impõe uma queda de tensão ( forward voltage, no datasheet ) de 2.2V. No exercício em questão ele ligou 2 LEDs em série os dois com 20mA e as tensões somadas resultaram em 5V ( 3V + 2V ). Os 40mA que você listou corretamente dizem respeito aos pinos digitais ( quando você escreve HIGH em um digital output, por exemplo ). No nosso exercício a corrente está sendo fornecida pelo +5V que segundo o datasheet do Arduino pode chegar a 200mA. Uma esquisitice deste exercício é a seguinte: estou alimentando o sistema com 5V e os LEDs retiram 5V você fica com 0V ( zero diferença de potencial igual a circuito parado, certo? ) O que ocorre na vida real é que resta uma voltagem mínima ( você pode experimentar com um multímetro ) então suponha: 5V - 4,9V = R i tem que ser menor que 20mA ou o LED queimará, faz sentido? A resistência é apenas a do fio de cobre já que não há resistor ( suponha 0,001 Ohm ). Assim 0,1 = 0,001 i, i = 0,01A = 10mA. Vou pedir para revisar este exercício ele está estranho.

Saiu a revisão do exercício?

Oi Guilherme e Allan,

conversamos bastante com o Rodrigo e achamos melhor desabilitar esse exercício. O capítulo já possui 21 atividades e tem várias outras questões que abordam a Lei de Ohm mais correta.

abs

Olá. Perfeito. Alguém poderia me ajudar com minha dúvida: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-montando-um-circuito-pull-up-26433

Obrigado pela ajuda e esclarecimento de todos

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software