1
resposta

Por que minha bolinha não esta se movendo?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var x = 20;
    var y = 20;

    // códigos do teclado

    var esquerda = 37;
    var cima = 38;
    var direita = 39;
    var baixo = 40;

    function desenhaCirculo(x, y, raio) {

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    function atualizaTela() {

        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, y, 10);
    }

    setInterval(atualizaTela, 20);

    function leDoTeclado(evento) {

        if (evento.KeyCode == esquerda){

            x = x - 10; 

        }
        else if (evento.KeyCode == cima){

            y = y - 10;

        }
        else if (evento.KeyCode == direita){

            x = x + 10;

        }
        else if (evento.KeyCode == baixo){

            y = y + 10;

        }
    }

   document.onkeydown = leDoTeclado;


</script>
1 resposta

Oii Henrique, tudo bom?

Desculpa pela demora, vamos lá.

Seu código está correto, com exceção do keyCode, você está digitando com o k maiúsculo. Ajuste isso e seu código funcionará perfeito.

function leDoTeclado(evento) {

        if (evento.keyCode == esquerda){

            x = x - 10; 

        }
        else if (evento.keyCode == cima){

            y = y - 10;

        }
        else if (evento.keyCode == direita){

            x = x + 10;

        }
        else if (evento.keyCode == baixo){

            y = y + 10;

        }
    }

Espero que isso ajude. Qualquer coisa é só falar, beleza?