Eu ja criei alguns outros projetos de APIS com conexão ao banco de dados com Spring, mas nunca precisei usar o flyway ou migrations, os creates tables aconteciam automaticamente, por que aqui é nescessario?
Eu ja criei alguns outros projetos de APIS com conexão ao banco de dados com Spring, mas nunca precisei usar o flyway ou migrations, os creates tables aconteciam automaticamente, por que aqui é nescessario?
Olá, Pedro! Tudo bem?
Muito pertinente sua dúvida e ela vai pro nível de boas práticas e legibilidade dentro do seu código.
As migrations são uma forma de versionar o seu banco de dados. Já pensou trabalhar com projetos sem o git? Com certeza daria muito mais trabalho para reverter um erro ou entender o código, não é verdade? As migrations atuam nesse sentido, e são necessárias para garantir a consistência e a integridade do banco de dados ao longo do tempo, especialmente quando há várias versões do seu projeto em produção.
Ao utilizar migrations, você tem um controle mais preciso sobre as alterações no esquema do banco de dados. Em vez de depender apenas da criação automática das tabelas, você pode definir as alterações no esquema de forma programática, tornando o processo mais organizado e rastreável.
Imagine que, em uma nova versão do seu projeto, você precise adicionar uma nova tabela ou modificar uma existente. Com as migrations, você pode criar um script que descreve essas alterações de forma clara e estruturada. Dessa forma, quando você atualizar sua aplicação em produção, as alterações serão aplicadas de maneira controlada e segura.
Além disso, as migrations também permitem que você reverta alterações, caso necessário. Por exemplo, se você precisar voltar para uma versão anterior do seu projeto, as migrations podem ser usadas para desfazer as alterações no banco de dados de forma ordenada.
Em resumo, as migrations são necessárias para manter a consistência do banco de dados ao longo do tempo, facilitar o controle das alterações no esquema e permitir a reversão de mudanças, se necessário.
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!
Ótima explicação Camilia!