Olá meu aluno! Eu testei seu código, funcionou. Eu segurei a tecla SHIFT e ao clicar no canvas com ela pressionada desenhou uma bola maior.
Tem uma instrução desnecessária, a evento.shiftKey = true
.
Removendo essa instrução e indentando seu código para fiar mais legível:
<meta charset="utf-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (evento.shiftKey) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 30, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
} else {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>
Inclusive podemos simplificar seu código desta forma:
<meta charset="utf-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
if (evento.shiftKey) {
pincel.arc(x, y, 30, 0, 2 * 3.14);
} else {
pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
}
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>
Você pode simplificá-lo ainda mais:
<meta charset="utf-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
var tamanho = 10;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
if (evento.shiftKey) {
tamanho = 30;
}
pincel.arc(x, y, tamanho, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>
Sucesso e bom estudo meu aluno!