Tenho buscado uma transição de carreira, mas quem sabe, poder exercer alguma outra profissão de casa. Tenho gostado dos conteúdos e, confesso que tem sido um baita desafio, principalmente por ser bem iniciante no assunto.
Tenho buscado uma transição de carreira, mas quem sabe, poder exercer alguma outra profissão de casa. Tenho gostado dos conteúdos e, confesso que tem sido um baita desafio, principalmente por ser bem iniciante no assunto.
Oii, Beatriz.
Seja muito bem-vinda a esse novo caminho! 🩵
É perfeitamente normal sentir que é um desafio no começo, especialmente quando nos deparamos com tantas siglas e nomes diferentes. Essa dúvida sobre a variedade de linguagens é um excelente ponto de partida para entender como a tecnologia funciona.
A existência de tantas linguagens de programação acontece porque a computação resolve problemas muito distintos entre si. Imagine as ferramentas em uma oficina: você tem martelos, chaves de fenda, serras e furadeiras. Embora todas sirvam para construir ou consertar algo, cada uma foi desenhada para uma tarefa específica.
Existem três motivos principais que explicam essa diversidade:
1. O objetivo do projeto
Cada área da tecnologia tem necessidades diferentes. Por exemplo:
2. Desempenho versus Facilidade
Algumas linguagens são feitas para serem rápidas para o computador ler, mas são mais difíceis para os humanos escreverem (como o C++). Elas dão controle total sobre a memória da máquina. Outras priorizam a produtividade de quem escreve o código, sendo mais parecidas com o inglês, como o próprio Python.
3. Evolução Histórica
A tecnologia evolui rápido. Novas linguagens surgem para corrigir problemas de linguagens antigas ou para aproveitar melhor os novos processadores e sistemas de segurança que surgem a cada ano.
Como você mencionou que está gostando dos conteúdos, saiba que o mais valioso agora não é decorar várias linguagens, mas sim dominar a Lógica de Programação.
Pense na linguagem como um idioma: se você sabe contar uma história (a lógica), você pode contá-la em português, inglês ou espanhol. O que muda é apenas o vocabulário e a gramática, mas a história continua a mesma.
As variáveis, repetições e condições que você está estudando são universais. Uma vez que você aprende esses fundamentos, aprender uma segunda ou terceira linguagem se torna um processo muito mais tranquilo.
Continue firme nos estudos!
A transição de carreira exige paciência, mas entender esses conceitos básicos é o que vai te dar uma base sólida para trabalhar de onde você desejar.