No meu ponto de vista não faz muito sentido ser um conflito de tarefa. Alex tem um tempo limitado para trabalhar, o fato de Sam ficar alterando o que precisa ser feito dificulta a entrega nos prazos. Se as mudanças são essenciais como afirma Sam, a estrutura do processo deveria acompanhar esta necessidade, ou seja, extendendo o prazo de entrega para cada solicitação de alteração.
Ainda passa pela minha cabeça que se a necessidade de alteração é real, a a empresa precisaria incorporar as mudanças no desenvolvimento como algo natural e claramente tornar os prazos de entrega flexíveis.
Neste caso seria necessário avaliar o por que de tantas alterações, são realmente importantes? É o Sam que não está qualificado para fazer um levantamento mais durável de primeira? Tem algum procedimento que a empresa pode aderir para evitar tantas alterações? Ou as alterações são fundamentais e parte do DNA da empresa? Se este for o caso, Alex é um desenvolvedor mais lento ou ele precisa de um prazo maior e uma atualização sobre os objetivos da empresa?
Portanto, as tarefas parecem claras, mas a forma como a empresa trabalha não. Sendo no meu ponto de vista um conflito de processo.