2
respostas

Por que é um conflito de tarefa?

No meu ponto de vista não faz muito sentido ser um conflito de tarefa. Alex tem um tempo limitado para trabalhar, o fato de Sam ficar alterando o que precisa ser feito dificulta a entrega nos prazos. Se as mudanças são essenciais como afirma Sam, a estrutura do processo deveria acompanhar esta necessidade, ou seja, extendendo o prazo de entrega para cada solicitação de alteração.

Ainda passa pela minha cabeça que se a necessidade de alteração é real, a a empresa precisaria incorporar as mudanças no desenvolvimento como algo natural e claramente tornar os prazos de entrega flexíveis.

Neste caso seria necessário avaliar o por que de tantas alterações, são realmente importantes? É o Sam que não está qualificado para fazer um levantamento mais durável de primeira? Tem algum procedimento que a empresa pode aderir para evitar tantas alterações? Ou as alterações são fundamentais e parte do DNA da empresa? Se este for o caso, Alex é um desenvolvedor mais lento ou ele precisa de um prazo maior e uma atualização sobre os objetivos da empresa?

Portanto, as tarefas parecem claras, mas a forma como a empresa trabalha não. Sendo no meu ponto de vista um conflito de processo.

2 respostas

Olá, Bianca! Tudo bem?

De fato, também há um pouco de conflito de processo. Pois o "como" o trabalho é desenvolvido pode estar confuso, como também não há clareza sobre como as alterações devem ser incorporadas.

Mas aqui está o ponto importante: você consegue identificar que há fortemente elementos de conflito de tarefa nessa situação?

🤔 Pense: se os papéis e responsabilidades de Alex e Sam estivessem muito claros (quem decide sobre mudanças, quando elas podem acontecer, qual é o prazo real), o conflito de processo ainda existiria da mesma forma?

No cenário apresentado na atividade, podemos concluir que a natureza predominante do conflito é considerada um conflito de tarefa, porque está centrada nas responsabilidades e no trabalho específico que Alex e Sam precisam realizar.

Ficou claro para você por que esse cenário é classificado principalmente como conflito de tarefa?

Conteúdo relacionado:
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Acho que agora entendi. Só para ver se eu entendi direito, o problema está na tarefa porque a reclamação é sobre a tarefa. Alex reclama que sua tarefa está sobrecarregada e imcompatível com o prazo e Sam reclama que Alex não está executando sua tarefa direito.

Eu penso em uma metáfora como lavar a louça. Se eu tiver que lavar mais louça que o habitual eu vou reclamar que meu marido está sujando louça mais que o normal e ele vai reclamar que eu não estou conseguindo manter a pia limpa.

Estou reclamando da tarefa, e ele também. Mas engraçado que o problema está na estrutura.

Obrigada por me explicar!