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Por que é que o raio fica fora da função?

Não entendi o motivo de deixar a variável fora da função. Alguém pode me dizer?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'gray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

           raio = raio + 10;
        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>
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solução!

Também estou começando agora, mas pelo o que eu entendi é que se a var ficar dentro da função ela sempre vai "zerar" quando a gente chamar a função atraves do tela.onclick, deu pra entender?

ex: dentro da função vc clicou na tela ele entende que a variavel do raio é 10, se voce segura shift ele faz o raio valer 20, mas quando você clicar de novo a variavel do raio estara valendo 10, se vc usar shift ela vai pra 20 e esse é o maximo dela.

fora da função vc ta sempre adicionando 10 no var do raio, e como ele esta fora da função ele pode aumentar infinitamente. quando vc clica na tela e chama a funçao com o shift adiciona 10 ao resultado total do raio, se você n usar o shift na proxima o raio vai manter o tamanho anterior, se vc clicar com o shift ele aumentara e assim vai

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