Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Por que abrir um MEI?

Olá! Ao assistir o curso, fiquei com uma dúvida na cabeça: por que abrir um MEI? Considerando que eu tenha um produto vendável (mel, peixes ornamentais, chocolates ou qualquer outro) qual é a vantagem em me declarar como MEI ao invés de realizar as vendas simplesmente como pessoa física? A única que consegui pensar foi a possibilidade de vender para clientes que exijam nota fiscal, mas existem outras vantagens que justifiquem o registro do MEI?

1 resposta
solução!

Oi Rafael.

Tudo bom?

Muito bacana sua pergunta e agradeço por compartilhá-la conosco.

Eu entendo que nesse caso existam vantagens e desvantagens, cabe cada pessoa pesar na balança:

  • Vantagens:

  • Aposentadoria por idade; aposentadoria por invalidez, Auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte (para família);

  • Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos;

  • Acesso a produtos e serviços bancários, como crédito, com condições especiais para Microempreendedor Individual;

  • Acesso a apoio técnico do Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas,

  • Oportunidade de vender para o governo.

  • Desvantagens:

  • Limite anual de faturamento de R$ 81 mil;

  • Possibilidade de contratar no máximo um funcionário;

  • Impossibilidade de abrir filiais,

  • Não poder ser sócio, dono ou administrador de outra empresa.

Espero que essas informações possam ser úteis.

Te desejo um ótimo estudo.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software