Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Por onde começar para preparar um ambiente de produção para minha API PHP/Laravel?

Boa noite!

Já fiz diversos cursos de PHP e Laravel e estou desenvolvendo uma API pessoal, mas não tenho conhecimentos de infraestrutura para preparar o ambiente de produção. Na plataforma, vi formações como:

• Azure
  • Começando em Cloud Computing
  • Começando em DevOps
  • AWS
  • Google Cloud

E cursos como o "Cloud Onboarding: trabalhando com os principais provedores". Gostaria de uma ajuda para saber por onde começar, sem ter que fazer todas essas formações. O que vocês indicam?

3 respostas

Oi Daniel,

Entendo sua dúvida! 😐

Aqui está uma tabela comparativa dos serviços de nuvem para deploy de uma API PHP/Laravel, incluindo links, vantagens e desvantagens:

ServiçoLinkVantagensDesvantagens
Google Cloud PlatformApp Engine PHP- Crédito de $300 por 12 meses- Suporte a PHP e Laravel- Escalável- Pode ser complexo para iniciantes
AWSElastic Beanstalk PHP- Crédito de $200 por 12 meses- Suporte a PHP e Laravel- Escalável- Interface complexa- Custos adicionais após o free tier
AzureApp Services PHP- Crédito de $200 por 12 meses- Suporte a PHP e Laravel- Integração com Microsoft- Configuração inicial pode ser complexa
HerokuHeroku PHP- Dynos grátis- Fácil de usar- Integração com Git- Dynos gratuitos podem hibernar após inatividade
VercelVercel PHP- Plano grátis para uso limitado- Integração com GitHub- Suporte a PHP e Laravel pode ser limitado
DigitalOceanDigitalOcean App Platform- 100 horas grátis por mês- Fácil de usar- Suporte a PHP e Laravel- Recursos limitados no plano grátis
RenderRender PHP- Plano grátis para uso limitado- Integração com Git- Recursos limitados no plano grátis

Conclusão:

• Heroku e Vercel são ótimas opções para iniciantes devido à sua facilidade de uso e integração com Git.
  • Google Cloud Platform, AWS e Azure são ideais para escalabilidade, mas podem ser mais complexos para quem está começando.
  • DigitalOcean e Render oferecem opções intermediárias com bons recursos gratuitos e simplicidade na configuração.

Nota: Atualmente, não estou utilizando nenhum dos serviços mencionados, por isso não posso recomendar um específico ou assegurar que as vantagens ainda sejam oferecidas. Sugiro testar diversas opções e compartilhar seu retorno de experiência posteriormente. 😎

Para saber mais:

A prática leva à perfeição, então comece com um passo de cada vez e não desanime! 💪

Ei Luis!

Muito obrigado pela resposta, vou dar uma olhada no que você me mandou. Tem alguma formação ou curso aqui da Alura que você me recomenda?

solução!

Formações

Nota: Não é uma ordem para ser seguida. Veja qual melhor te atende.