Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Por onde começar para aprender administração de servidor?

Estou trabalhando em um projeto que será lançado daqui alguns meses, nesse momento ele é de tamanho médio com o banco de dados contendo cerca de 120 tabelas ao todo e a tendência é que esse projeto cresça e fique cada vez maior com o passar do tempo

Em breve eu vou estar responsável por gerenciar e monitorar esse projeto no servidor, atualmente tenho bastante experiência em desenvolver aplicações usando PHP, Mysql, Javascript, HTML, CSS, Padrões de projeto, Integrações, etc. Entretanto eu ainda tenho pouca experiência com gerenciamento de servidores

Quando eu começar a cuidar dessa parte terei que responder perguntas do tipo:

  • Quantas pessoas online o sistema aguenta?
  • Se o servidor cair o que faço?
  • Como interpretar os dados de desempenho e consumo? (ex: gráficos do DataDog que são bem complexos)
  • Em caso de tentativa de invasão como impedir estragos?

Vi aqui no Alura que tem a seção de Infra que deve conter os cursos que preciso, mas por qual deles eu devo começar?

O projeto estará hospedado em um servidor da GoDaddy, no momento ele é um servidor compartilhado mas logo será migrado para um servidor dedicado onde terei acesso a tudo em uma VPS

1 resposta
solução!

Olá Erasmo, tudo bem? Nesse, caso acho que você deve seguir a formação de DevOps e depois a formação Amazon Web Services. Nessas duas formações você vai ter uma base sobre Linux, Git e GitHub, que é fundamental, e também a parte de virtualização e containers, o que na minha visão deve ser o seu foco, é uma aplicação que vai crescer e sendo em containers fica bem simples de manter e dimensionar, no caso aumentar de precisar, bem como diminuir se não precisar e economizar em gastos, e as formas de como deixar sua aplicação em produção na AWS que é a plataforma mais completa e com mais recursos e também mais utilizada, e já tem soluções prontas para você distribuir e gerenciar sua aplicação.

Espero ter ajudado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software