1
resposta

Por onde começar em análise combinatória

Pessoal, sou novo aqui na Alurae no discord, e queria saber como funciona a plataforma e tals. E mais uma coisa: preciso aprender a fazer análise combinatoria, qual curso vcs recomendariam para que possa fazer. De forma geral a problema que enfrento hoje é: tenho duas base de dados (A e B) na base de dados A, soma dos valores da coluna X é de 1000 reais, na base dados B a soma dos valores da coluna Y é 1500 reais. Porém preciso recompor a base de dados A, combinando os valores da base de dados B; para que eu consiga chegar ao mesmo resultado 1500 na base dados A, a partir de uma combinação de possíveis valores da base de dados B. Se alguém puder me ajudar nesta situação ou apenas me indicando o curso que poderia me ensinar a chegar nesses resultados, agradeço de maisssss

1 resposta

Oi Gustavo! Como você está?

Seja muito bem-vindo! Desculpe pela demora em te trazer um retorno. Espero que sua experiência conosco esteja sendo proveitosa.

Gustavo, existem muitas ferramentas com as quais você pode executar uma análise combinatória. A escolha de qual utilizar vai depender muito do seu objetivo, de onde e como seus dados estão armazenados, e, possivelmente, da base de conhecimento que você já carrega consigo.

Caso seus dados estejam em planilhas Excel, indico a nossa formação EXCEL que te mostrará projetos de análise com lógica boleana, funções como a PROCV e PROCX, muito úteis em casos de análise combinatória, e como alcançar metas numéricas a partir de diversas ferramentas.

Se suas bases de dados estão contidas em um banco de dados relacional, a linguagem SQL, juntamente com sua respectiva extensão estrutural, pode ser o melhor caminho para a análise. Temos formações para Oracle, MySQL, PostgreSQL e SQL Server.

Outra possibilidade é utilizar uma linguagem de programação, que aceita dados em diversos formatos, e tem bastante flexibilidade em sua aplicação. Indico a formação Estatística com Python para se familiarizar com a linguagem e algumas bibliotecas específicas que podem ser úteis em uma análise combinatória.

Infelizmente, aqui na Alura ainda não temos nenhuma formação que explore um projeto de análise combinatória em si. Entretanto, conhecer as ferramentas e praticar alguns conceitos de estatística e análise de dados te trará autonomia e mais firmeza para chegar em uma boa solução para seu problema. Aliás, sempre que sentir falta de algum assunto por aqui, sinta-se à vontade para preencher nosso formulário de sugestão de cursos, que fica sempre disponível no meu inferior da página da plataforma, em sugira um curso.

Conte conosco, Gustavo!

Grande abraço.