Bom dia, estou começando hoje no mundo da programação, alguém pode me tirar uma dúvida por onde devo começar, se começo pela lógica de programação ou front end.
Bom dia, estou começando hoje no mundo da programação, alguém pode me tirar uma dúvida por onde devo começar, se começo pela lógica de programação ou front end.
Bom dia Gilvani! O ideal é começar pela lógica de programação, pois ela é a base para qualquer linguagem ou tecnologia que você escolher no futuro. Isso inclui conceitos como variáveis, loops, estruturas condicionais e funções.
Depois de dominar a lógica, você pode seguir para o front-end (HTML, CSS, JavaScript) se quiser desenvolver interfaces web. Se seu foco for mais em back-end ou lógica de sistemas, pode explorar linguagens como Python ou JavaScript (Node.js).
RECOMENDAÇÃO: Um ótimo livro para começar na programação é "Lógica de Programação e Algoritmos com JavaScript" de Edécio Fernando Iepsen. Ele é ideal para iniciantes porque ensina a lógica de programação de forma simples, usando JavaScript, que é uma linguagem muito popular e acessível. O livro cobre desde conceitos básicos até estruturas mais avançadas, ajudando a construir uma base sólida.
Se quiser algo mais focado na lógica pura, sem uma linguagem específica, recomendo "Introdução à Programação com Algoritmos" de José Augusto N. G. Manzano.