Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Por onde começar??

Bom dia a todos,

quero construir um site, do zero! Tenho um pouco de conhecimento em VISUAL BASIC e admiro bastante o PHP (Sou bem basico em tudo). Gostaria de ajuda, caso não se incomodem claro, em uma orientação de que cursos seguir. Gostaria de entender desde a elaboração do site (no caso acho que gostaria de bootstrap) e a parte de conexão, cadastro e afins, até de como subir meu site em um servidor. Alguém poderia me indicar um caminho de estudos, por favor?

2 respostas
solução!

Olá Jonatas, noto que está bem empolgado e um pouco afobado eu diria. Uma coisa de cada vez e você chega lá.

Um ótimo ponto a seu favor é que já sabe o que quer fazer e isso ajuda bastante a dar uma orientação. Só antes de dar as dicas, muitos dos conceitos e coisas que você falou que quer aprender são apenas Funcionalidades que consegue criar coma linguagem de programação. E Bootstrap é um Framework Front-End que engloba CSS e JavaScript e não diretamente uma Linguagem para elaboração visual de um site. Tendo isto em mente aqui vão algumas dicas. Vou te indiciar basicamente Carreiras aqui do Alura, pois elas dão uma sequencia logica para os Cursos e falicita o seu aprendizado e evolução.

01 - Comece pela Lógica de Programação. Você disse que conhece VB, mas é sempre bom revisitar a Lógica e treinar para construir uma base solida. Para isso temos estes cursos aqui: Carreira de Lógica de Programação

Aqui você vai aprender JavaScript (a linguagem mais utilizada no mundo atualmente já que ela compõe a principal Trindade da Web). Também vai aprender HTML e CSS que são as outras duas coisas que você precisa aprender para montar um Site Básico. Essas três coisas juntas forma o Visual do seu site e como tem uma curva de aprendizado baixa para iniciantes é a melhor opção.

02 - Depois de passar pela Lógica e entender mais de como montar um Visual de um site você pode ir por alguns caminhos diferentes, mas eu vou citar dois. Primeiro aprender mais sobre JavaScript e Visual do site, para isso você pode fazer essas Carreiras aqui: Carreira de Desenvolvedor JS e Carreira Desenvolvedor Front-End. Você vai notar que existem cursos em Comum entre essas carreiras.

Ou você pode partir para a parte de implementação, ou seja mexer com o Site para torna-lo interativo e colocar todas as funcionalidades que você deseja. Como citou o PHP acho que é bom utiliza-lo, ele é bem fácil de se começar e configurar e temos bastante conteúdo dele aqui na Alura. Então sugiro estes aqui: Carreira Iniciante Back-end PHP.

Veja bem, não é para escolher um e largar o outros, todos estes são muito importantes para o seu caso. Então escolha o que vai fazer primeiro e depois faça todos os outros para criar uma base melhor e ir aprendendo mais.

03 - Faça com calma e no seu ritmo. Aprenda as coisas com calma, programação é 80% pratica e 20% teoria (Estatísticas baseadas em nada kkkk). Mas de verdade a pratica vale muito mais do que só ver. Então faça com calma e treine muito.

Não se preocupe em entender de TUDO agora. Um passo e cada vez. Comece pelo que indiquei se achar uma boa, e com isto você vai começar a dominar Conceitos e entender mais afundo como este mundo da programação Web funciona e ai você vai ver o seu caminho. Depois de muita pratica você vai começar a ver melhor o que precisa aprender e o que tem prioridade.

Espero que tenha ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida sobre o assunto é só comentar.

Putz cara! Era exatamente isso que precisava! Sério, fico muito agradecido! Agora sei por onde partir.

Muito obrigado pela atenção. Um abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software