Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Eu desenvolvi o FinTrack, que é uma aplicação para gestão financeira, antes de começar a estudar esse curso, antes de estudar Engenharia de Contexto. Eu só dava prompt solicitando o que eu queria para o Claude. Isso funciona, mas ao longo prazo não é recomendado e também funcionou porque é um projeto pequeno em comparação a outros softwares.

Enfim, estou escrevendo isso porque queria feedback dos meus arquivos .md do projeto.

CLAUDE.md

MEMORY.md

AGENTS.md

Back-end CLAUDE.md

Front-end CLAUDE.md

A saúde do contexto ficou assim
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
O que achou?

1 resposta

Olá, Lucas! Tudo bem?

Gostei bastante de ver essa aplicação prática da Engenharia de Contexto em um projeto que já existia.

É interessante perceber a evolução entre simplesmente utilizar prompts para orientar o Claude e estruturar arquivos específicos para fornecer contexto, regras e informações importantes sobre o projeto. Isso mostra bem como a organização do contexto pode contribuir para tornar a interação com a IA mais consistente.

Também achei muito interessante a separação dos arquivos por responsabilidade, incluindo CLAUDE.md, AGENTS.md, MEMORY.md e os arquivos específicos de Back-end e Front-end. A análise de saúde do contexto complementa muito bem essa experiência, pois permite visualizar na prática o impacto desses arquivos na quantidade de tokens carregados a cada requisição.

Parabéns por compartilhar o resultado e, principalmente, por trazer um projeto real para aplicar os conceitos do curso!

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!