Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
13
respostas

populando o banco

quando tento executar o comando:"select * from COMPRAS;" aparece essa mensagem no prompt

ERROR 1064 (42000): You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'mysql -u root -p controle_compras < cap2.sql select * from COMPRAS' at line 1

13 respostas

Olá Alexandre,

execute o comando mysql -u root -p controle_compras < cap2.sql

Se "logue" novamente.

E depois o comando: select * from COMPRAS;

Att,

Boa tarde Alexandre, o que parece o erro está antes do select. Veja por favor se voce está acessando o banco normalmente com

mysql -uroot -p

e executando o select no context:

mysql>

se eu fiz isso antes de logar da esse erro O sistema não pode encontrar o arquivo especificado. veja bem eu deixei ele na pasta direitinho, não sei pq nao acha.

quando voce coloca o comando mysql ele diz que não é reconhecido?

quando do o comando mysql -uroot -p eu entro com minha senha e ai vai pro mysql> so que nao consigo por o arquivo do exercício sempre da aquele erro

Olá, boa noite...

Abra o arquivo cap2.sql(Pode ser com algum editor de texto, tal como bloco de notas) e adicione no inicio dele, na primeira linha, a seguinte query:

USE controle_compras;

Agora salve o arquivo. Feito isso, execute os passos indicados na atividade:

mysql -u root -p controle_compras < cap2.sql

continua dando o msm erro.

Você precisa colocar o último comando para importar arquivo fora do mysql>. Você está fazendo isso?

eu to colocando o mysql -u root -p controle_compras < cap2.sql antes de entra no mysql so que o sistema nao encontra o arquivo mas ele ta exatamente nesse diretorio

O que devo fazer desistir do curso ?

Oi Alexandre, quando você da o comando ls ou dir (não sei qual sistema operacional você usa) é mostrado o arquivo cap2.sql?

solução!

Hmm, quando você fez mysql -uroot -p controle_compras < cap2.sql realmente não teve nenhum erro. Acho que o que está acontecendo é uma pequena confusão da sua parte. Você rodou o comando para popular o banco, depois se logou no MySQL e tentou dar um select, o MySQL disse que não tinha nenhuma database selecionada e você tentou popular de novo. Tente assim: se logue no MySQL se você não estiver logado já.

mysql -uroot -p

Selecione o banco de dados

use controle_compras;

e agora sim você faz o select

select * from COMPRAS;