2
respostas

Pool de conexão - Não compreendi.

Galera, não ficou claro para mim a questão do Pool de conexão. Antes eu tinha apenas um arquivo que realizada uma conexão simples. E agora tenho um pool de conexão, alguém pode me ajudar a compreender na prática o que seria este pool de conexão? São apenas uma quantidade de conexões já feita aguardando apenas uma utilização?

2 respostas

Fala Luciano, tudo bem amigo?

Criar uma conexão com um banco de dados é um processo custoso. Para evitar a necessidade de ter que criar uma nova conexão com o banco de dados toda hora e sabendo que isso vai precisar ocorrer é utilizado o pool de conexões, que nada mais é que um conjunto de objetos de conexão reutilizáveis que são previamente criados. Quando uma nova conexão é necessária, uma conexão existente é recuperada do pool. Quando o processo usando a conexão for concluído, ela será colocada novamente no pool para ser usada por outro processo. Esse padrão reduz a sobrecarga de conexão a um banco de dados, diminuindo o tráfego de rede, limitando o custo de criação de novas conexões e reduzindo a carga no coletor de lixo.

Espero ter ajudado

Abraço e bons estudos! =)

Otávio, então previamente as conexões são criadas e armazenadas no servidor, quando necessárias são chamadas e não mais criadas? Obrigado pela explicação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software