1
resposta

Pontuação bugada

Olá! Fiz o projeto do pong ( https://scratch.mit.edu/projects/785147551/ ) e minha bolinha contabiliza mais de 1 ponto as vezes. Acredito que seja por conta do tamanho dela e o valor de X que determinei pra ser ponto ou não. Mas o X está no limite, pq se mudo pra mais ou pra menos, a pontuação dispara ou não conta.

Além disso, ela trava as vezes atrás da raquete, imagino que isso se resolva colocando a raquete encostada na borda.

1 resposta

Oi, Gustavo! Tudo bem?

Para resolvermos o nosso problema devemos fazer alguns incrementos na parte do nosso código responsável pela pontuação, deixando-a da seguinte forma:

Captura de tela do Scratch. Plano de fundo branco com dois blocos de código coloridos ao centro da tela, um ao lado do outro. O bloco de código localizado à esquerda possui os seguintes comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicada, sempre,espere até que posição x menor que -225, toque o som ponto, espere 0.5 segundos, se posição x menor que -225 então, adicione 15 a x, senão adicione 1 a Pontos do oponente. O bloco de código localizado à direita possui os seguintes comandos, seguindo a ordem de cima para baixo: quando bandeira verde for clicada, sempre ,espere até que posição x maior que 225, toque o som ponto, espere 0.5 segundos, se posição x maior que 225 então, adicione -15 a x, senão adicione 1 a Meus pontos.

Dessa maneira, sempre que a bolinha atingir as bordas do jogo (quando a posição x da bolinha for menor que -225 ou maior que 225) o som de ponto será tocado imediatamente, entretanto, o jogo esperará 0.5 segundos e irá conferir se a bolinha permanece ou não naquela mesma posição. Caso a bolinha permaneça, significa que ela está presa, então é adicionado um valor à x para libertá-la. Caso a bolinha não esteja presa é adicionado 1 ponto à pontuação.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade para comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓