1
resposta

Pontos Positivos e Negativos

  • Único gestor de requisitos pra vários times; O ponto positivo desta solução é a otimização da visão geral do produto e da capacidade de delegação do PO. O ponto de atenção, não gosto de falar negativo, é que há um maior probabilidade de saturação do PO e, ao ter apenas um PO, eu estou perdendo a chance de ter mais diversidade dentro da empresa.

  • Porções do backlog dividido por áreas. Onde cada Product Owner é responsável pela sua parte e decisões são colegiadas; O ponto positivo dessa divisão é um maior foco do PO em sua área, o que pode aumentar a produtividade e assertividade do Dev Team. O ponto de atenção é que os PO precisam estar muito alinhados para que dos Dev Team tenham uma unidade mínima, para que não pareçam três produtos diferentes de três empresas diferentes mesmo sendo apenas uma empresa.

  • Uma pessoa que centraliza a gestão do produto, mas com backlogs quebrados em pequenas áreas com seus respectivos Product Owners, mas a decisão é do gestor principal de produtos. O ponto positivo deste formato é a divisão homogenia das demandas, mantendo uma atenção constante, pelo PO "Hub", na visão geral do produto. O ponto de atenção é que o sistema não se desenvolva para uma divisão de silos ou um sistema waterfall.

1 resposta

Oi João.

Tudo bom?

Sua análise ficou muito bacana e obrigada por compartilhá-la conosco.

Te desejo um ótimo estudo.

Abraços.