1
resposta

Pontos flutuantes em softwares de desenho (autoCad, por exemplo)

Achei bem interessante sobre pontos flutuantes e recordei de duas situações que vivi na faculdade e no trabalho como engenheiro civil. A primeira foi em uma matéria de faculdade (métodos numéricos aplicados à engenharia civil) na qual o professor ensinou sobre o erro em calculadoras científicas (causado pelo uso de notação científica, neste caso). E a segunda situação foi utilizando o software AutoCAD, no qual, quando o desenho vai a dimensões muito pequenas (devido a escala do projeto, por exemplo), existe uma confusão visual e números que, mesmo que a linha seja 100% horizontal ou vertical, apresentam variações no eixo X ou Y.

Ainda estou no começo dos estudos de programação, mas esta parte do curso colocou uma pulga atrás da orelha sobre este assunto.

1 resposta

Olá Erick, tudo certo?

Pedimos desculpa pela demora em obter um retorno.

Muito obrigado por compartilhar suas experiências utilizando esses softwares.

Todo software tem uma incerteza, como estamos manipulando uma tela e essa tela é limitada por diversos fatores como quantidade de bits, memória, etc. Estamos lidando com uma série de incertezas que podem alterar no valor final, esses erros derivados de limitações acontecem por conta dos valores serem armazenados por meio de variáveis, para que sejam mais responsivos e rápidos e não um valor fixo que atrasaria o carregamento em algum momento.

Se precisar de ajuda estamos à disposição, conte conosco!

Tenha um bom dia e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software