Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Ponto do oponente não é contabilizado

O jogo não conta os pontos do oponente e não consigo resolver.

Meu código:

//variáveis bolinha 
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro / 2;

//velocidade bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;

//variáveis do oponente

let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente ;

//Placar do Jogo  
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);

  mostraBolinha();

  moveBolinha();

  verificaColisaoBolinha();

  mostraRaquete (xRaquete, yRaquete); 
  mostraRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);

  movimentaRaquete ();
  movimentaRaqueteOponente ();

  verificaColisaoRaquete (xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaquete (xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);

  incluiPlacar();

  marcaPonto();
}

function mostraBolinha () {
  circle (xBolinha, yBolinha, diametro); 
}

function moveBolinha () {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBolinha () {
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0 ) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  } 

  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete (x, y) {
  rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete)

}

function movimentaRaquete () {
  if(keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente () {
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 90;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

function verificaColisaoRaquete(x, y) {
    colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
    if (colidiu){
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}

function incluiPlacar () {
  fill(255);
  text(meusPontos, 278, 26);
  text(pontosOponente, 312, 26);
}

function marcaPonto () {
  if(xBolinha + raio > 595) {
    meusPontos = meusPontos + 1;
  }
  if(xBolinha + raio < 0) {
    pontosOponente = pontosOponente + 1;
  }
}
2 respostas
solução!

Oi, Israel! Tudo bem?

Verifiquei seu código e já sei como te ajudar.

O bug está na função function marcaPonto, ou seja, esta:

function marcaPonto () {
  if(xBolinha + raio > 595) {
    meusPontos = meusPontos + 1;
  }
  if(xBolinha + raio < 0) {
    pontosOponente = pontosOponente + 1;
  }
}

Para solucionar o bug, você irá alterar o parâmetro de 0 e irá inserir outro valor, pois o 0 está sendo um valor inválido para pontuar. Testei com 25 e o jogo voltou a marcar a pontuação do oponente. Ou seja, seu código ficaria desta forma:

function marcaPonto () {
  if(xBolinha + raio > 595) {
    meusPontos = meusPontos + 1;
  }
  if(xBolinha + raio < 25) {
    pontosOponente = pontosOponente + 1;
  }
}

Espero ter ajudado. Caso a dúvida persistir, estou disponível para te auxiliar. :)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado. ✓

Muito Obrigado!