1
resposta

'Ponto Cegos' na aprendizagem

Olá, não é o primeiro capitulo que eu encontro a mesma situação. O professor faz algo e simplesmente não diz o "porquê", e para iniciantes em programação como eu, o "porquê" é mais importante do que o "como"

Nesse capitulo porque exemplo, eles recortou a chamada da função desenhaCirculo(); de fora das {} e colou dentro das {} do "For" e não explicou o porquê.

Esses detalhes que "passam batido", dificultam e muito a vida de um aprendiz iniciante como eu :(

1 resposta

Olá ebsampaio82!

Primeiro, agradecemos o feedback. É importante que você compartilhe sua opinião conosco, para que os cursos melhorem cada vez mais.

Quanto ao uso do for na atividade que você mencionou, pode ser que o conceito dessa estrutura não tenha ficado tão clara pra você... É super normal isso, e te recomendo voltar um pouco até o curso de lógica de programação 1, onde temos a explicação completa de como funciona essa estrutura de repetição.

Link da aula da estrutura for

O instrutor não explica os detalhes do funcionamento dessa estrutura, pois esse conteúdo foi abordado no curso Lógica de programação 1, então ele apenas faz o uso da estrutura de repetição.

Além disso, ao final da aula, repare que o instrutor nos informa que essa estrutura for ainda não está funcionando da maneira que precisamos, e que na próxima aula ele continuará a melhorar o código.

Quando estamos aprendendo um conteúdo novo, acontece de nos confundirmos com o funcionamento de algumas estruturas, e muitas vezes revisamos o que já vimos antes, para conseguir entender a aplicação em uma nova situação, faz parte do nosso dia-a-dia... pode ser interessante utilizar anotações para relembrar de maneira rápida alguns assuntos que você irá reutilizar em novos estudos. Uma forma de ter essas anotações em fácil acesso, é utilizar o recurso caderno:

Página do curso na Alura, com a barra lateral a esquerda aberta, onde temos o recurso "Abrir caderno" em destaque, e uma seta indicando o campo onde podemos fazer anotações no caderno

Por meio do caderno é possível fazer anotações importantes para cada curso que você fizer, e dessa forma acessar essas anotações sempre que precisar rever.

Consegui te ajudar com a explicação?

Volto a te agradecer pelo feedback, pois vai nos ajudar a pensar em melhorias para nossas abordagens!

Se eu puder te ajudar em mais alguma coisa, é só falar!