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[Scratch] Pong Ultimate Game finalizado. Comandos Adicionais. Bugs Detectados e Corrigidos.

Salve, comunidade!!

Faço parte da formação de iniciantes em programação.

Primeiramente, agradeço ao instrutor Guilherme Lima pela sua forma didática de ensinar.

Criei o jogo de Ping Pong no Scratch - linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT em 2007.

Na oportunidade, após finalizarmos o modelo do jogo, inseri comandos adicionais para exercitar o raciocínio lógico.

Nesse sentido, construí 5 grupos de comandos lógicos , 3 na bola, 1 na minha raquete e 1 na raquete do oponente:

Bola: (I) quando player alcançar o pontuação igual 3, acionar o som de contagem; (II) quando player alcançar o pontuação igual 5, movimentação aumentada para 18 e nova variável da bola; (III) quando player alcançar o pontuação igual 5, acionar novo som.

Minha Raquete: (I) quando player alcançar o pontuação igual 5, movimentação aumentada 15 e -15 na coordenada Y;

Raquete do Oponente: (I) quando a pontuação do player for igual 5, ativar nova variável de movimentação da bola.

Imagem ilustrativa:

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OBS: Por utilizar na operação o símbolo de igualdade (=), percebi que cria apenas um momento no jogo, que acelera os comandos. Construindo uma dificuldade ao player.

Assim, cria certo desafio durante a jogabilidade e entretenimento!!

Confira no link: Pong Ultimate Game

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Muito legal Saulo, pensei em fazer algo diferente também mas como a proposta da atividade era seguir os códigos propostos pelo professor e não sabia que teria alguma avaliação do mesmo, então acabei não alterando demais. Joguei um pouco o seu Pong Ultimate, realmente adicionou novos desafios rsrsrs. Também aconselho dar uma revisada aqui no fórum mesmo sobre o bug da bolinha ficar presa na raquete contabilizando pontos, quando aumenta a velocidade a bolinha ficou presa na raquete do bot e ganhei vários pontos rsrsrs.

No mais, parabéns!!!

Segue evidência Bug raquete contabilizando pontos

Grato pelo feedback, Vinicius!! Fiz os testes e realmente surgiu bugs de travamento da Bola na Raquete do Oponente. Analisei nosso fórum e encontrei post que indica o erro no código de "sempre que a Bola tocar nas Raquetes apontar para operação de direção multiplicada por (-1)".

Para solucionar, basta reformular o código acima, ramificando em dois eventos na própria Bola:

(I) Quando iniciar a partida, sempre que tocar na Minha Raquete, então apontar na direção aleatória entre 30 e 135;

(II) Quando iniciar a partida, sempre que tocar na Raquete do Oponente, então apontar na direção aleatória entre -30 e -135.

Imagem ilustrativa da correção do Bugs:

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