Salve, comunidade!!
Faço parte da formação de iniciantes em programação.
Primeiramente, agradeço ao instrutor Guilherme Lima pela sua forma didática de ensinar.
Criei o jogo de Ping Pong no Scratch - linguagem de programação criada pelo Media Lab do MIT em 2007.
Na oportunidade, após finalizarmos o modelo do jogo, inseri comandos adicionais para exercitar o raciocínio lógico.
Nesse sentido, construí 5 grupos de comandos lógicos , 3 na bola, 1 na minha raquete e 1 na raquete do oponente:
Bola: (I) quando player alcançar o pontuação igual 3, acionar o som de contagem; (II) quando player alcançar o pontuação igual 5, movimentação aumentada para 18 e nova variável da bola; (III) quando player alcançar o pontuação igual 5, acionar novo som.
Minha Raquete: (I) quando player alcançar o pontuação igual 5, movimentação aumentada 15 e -15 na coordenada Y;
Raquete do Oponente: (I) quando a pontuação do player for igual 5, ativar nova variável de movimentação da bola.
Imagem ilustrativa:
OBS: Por utilizar na operação o símbolo de igualdade (=), percebi que cria apenas um momento no jogo, que acelera os comandos. Construindo uma dificuldade ao player.
Assim, cria certo desafio durante a jogabilidade e entretenimento!!
Confira no link: Pong Ultimate Game