Oi Yasmin, tudo bem? Tenho uma sugestão pra você.
Usei a ferramenta "</>" de opções que permite melhor visualização do seu código, como o que fiz no exemplo abaixo, conforme nos é orientado a deixar o código mais fácil de ler e de ser copiado a fim de conferir o exercício! Bem, espero que tenha gostado da sugestão
Seu código usando a ferramenta "</>":
let xbolinha = 100; let ybolinha = 200; let diametro = 30; let raio = diametro /2;
let velocidadeXbolinha = 5; let velocidadeYbolinha = 6;
function setup() { createCanvas(600, 400); }
function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); colisaoBolinha(); }
function mostraBolinha (){ circle(xbolinha, ybolinha, diametro); }
function movimentaBolinha(){ xbolinha += velocidadeXbolinha; ybolinha += velocidadeYbolinha; }
function colisaoBolinha(){
if(xbolinha + raio > width || xbolinha - raio < 0){ velocidadeXbolinha *= -1; }
if (ybolinha + raio > height || ybolinha - raio <0){ velocidadeYbolinha *= -1; } }
Meu código, semelhante ao orientado na aula:
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
//variáveis de velocidade da bolinha
let veloXbolinha = 2;
let veloYbolinha = 2;
//função de criação do canvas (o que seria o 'PALCO' lá no SCRATCH)
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
colisaoBorda();
}
//função de criação da bolinha com seus parâmetros (largura, altura, diamêtro)
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
//função de movimento da bolinha
function movimentaBolinha(){
xBolinha += veloXbolinha;
yBolinha += veloYbolinha;
}
//função de colisão da extremidade da bolinha nas bordas do canvas
function colisaoBorda(){
if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
veloXbolinha *= -1;
}
if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
veloYbolinha *= -1;
}
}